Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2024 às 13h05min - Atualizada em 27/02/2024 às 13h05min

Vitória sobre o Cruzeiro pode colocar o Uberlândia Esporte na Série D do Brasileiro em 2025; veja cenários possíveis

Time enfrenta a Raposa fora de casa pelo Campeonato Mineiro no próximo sábado (2)

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Verdão precisa de uma combinação de resultados para jogar o triangular final I Foto: Welton Neves/UEC

As duas vitórias consecutivas no Campeonato Mineiro deram um fôlego extra para o Uberlândia Esporte Clube (UEC). A trajetória da equipe, que se encaminhava para um rebaixamento iminente ao fim da 5ª rodada, ganhou novas perspectivas. Ainda que o Verdão possa jogar o triangular final, a equipe também passou a sonhar com uma classificação para a Série D, além de uma possível disputa do Troféu Inconfidência.
 
O Verdão é o atual 2º colocado do Grupo B e o 6º na classificação geral do mineiro. Se o campeonato terminasse dessa forma, o Uberlândia garantiria uma vaga na quarta divisão nacional em 2025 e ainda disputaria o Troféu Inconfidência, juntamente com as equipes que compõem a tabela da 5ª à 8ª posição, sendo elas Athletic, Itabirito e Villa Nova.
 
Em caso de título no Inconfidência, o Periquito poderia conquistar um lugar na Copa do Brasil 2025, ainda que a vaga não seja 100% definida, tendo em vista outros critérios de classificação estipulados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 
Mas, o grande sonho do Uberlândia Esporte é conquistar uma vaga na Série D. Para isso, precisa ficar entre os três primeiros colocados entre os times sem divisão. Dessa forma, Atlético e Cruzeiro, que disputam a Série A, não entram na contagem, bem como América (2ª divisão), Tombense e Athletic (3ª divisão). Um lugar na quarta divisão nacional também passa pela disputa do Troféu Inconfidência, já que todos cinco times com divisões nacionais ocupam as cinco primeiras colocações no estadual na classificação geral.
 
Apesar de depender apenas de si para conquistar uma vaga no torneio, o Verdão sabe que a tarefa de vencer o Cruzeiro fora de casa não é das mais fáceis. Do 6º ao 11º colocado, a diferença é de apenas dois pontos. Caso conquiste uma vitória contra a Raposa, a equipe conquistaria uma vaga no torneio e também na Série D, mas uma derrota pode frustrar os planos do Periquito. A partida contra a Raposa acontece no próximo sábado (2), às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
 
Veja os cenários possíveis:
 
• Uberlândia vence o Cruzeiro
Com isso, o Verdão chegaria a 11 pontos e disputaria o Troféu Inconfidência, conquistando também uma vaga na Série D. Uma vitória pode deixar a equipe com chances de semifinal no estadual, mas precisaria tirar um saldo de 7 gols do Atlético-MG e torcer para que o Galo perca para o Ipatinga dentro de casa.
 
• Uberlândia empata com o Cruzeiro
O Periquito ficaria com 9 pontos. Neste caso, Ipatinga, Itabirito e Villa-Nova não podem vencer seus confrontos. O Verdão também precisaria torcer para um empate entre Pouso Alegre e Patrocinense na mesma rodada.
 
• Uberlândia perde para o Cruzeiro
O Verdão ficaria com 8 pontos. Neste caso, o Verdão conquista uma vaga no Troféu Inconfidência se Ipatinga e Itabirito perderem seus confrontos.
 
TRIANGULAR FINAL
Na pior das hipóteses, o time uberlandense também pode jogar o triangular final para evitar o rebaixamento para o Módulo II. O clube não pode mais ser ultrapassado pelo Democrata-GV e, por isso, ainda restam duas vagas para a repescagem, que exigirão uma combinação de resultados. Para o UEC, o mais interessante é que Itabirito e Villa-Nova não vençam seus jogos. Também é benéfico que Ipatinga e Patrocinense não vençam para aumentar a margem de segurança em um possível rebaixamento.
 
Para facilitar o entendimento do torcedor do Periquito, o Diário simulou as possibilidades de cenário e demonstrou o que o Verdão precisa fazer para evitar o rebaixamento. Uma vitória contra a Raposa evita o triangular final, um empate praticamente salva a equipe, mas o clube pode escapar até mesmo com uma derrota. Veja os cenários possíveis:
 
• Uberlândia vence o Cruzeiro
O Verdão chegaria a 11 pontos e estaria a salvo do rebaixamento, garantindo ainda uma vaga no Troféu Inconfidência e na Série D.
 
• Uberlândia empata com o Cruzeiro
O Periquito chegaria a 9 pontos e precisaria torcer para uma combinação de resultados para não disputar o triangular final. Neste cenário, Ipatinga, Villa-Nova, Itabirito e Patrocinense OU Pouso Alegre (que se enfrentam) não podem vencer seus jogos na mesma rodada.
 
• Uberlândia perde para o Cruzeiro
O Verdão ficaria estacionado com 8 pontos na classificação. Ainda assim, o clube precisaria de uma combinação de resultados para jogar a repescagem. Neste cenário, o Ipatinga não pode vencer o Atlético e o Itabirito não pode vencer o Athletic. O Villa-Nova não pode pontuar contra o Democrata-GV.



VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia vira para cima do Athletic e conquista segunda vitória no estadual


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90