Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2024 às 07h58min - Atualizada em 27/02/2024 às 07h58min

Após confirmação de morte por dengue, Prefeitura de Uberlândia decreta situação de emergência

Agentes de combate às endemias poderão entrar forçadamente em casas que ofereçam risco para a cidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Primeira morte por dengue foi confirmada em Uberlândia nesta segunda-feira (26) I Foto: Genilton Vieira/IOC

A Prefeitura de Uberlândia decretou situação de emergência em saúde pública devido ao alto número de casos de dengue na cidade. O decreto, oficializado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (26), foi publicado no mesmo dia em que foi confirmada a primeira morte causada pela doença no município.

A última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), disponibilizada nesta segunda, aponta que Uberlândia tem 4,3 mil casos positivos de dengue apenas em 2024. São cinco óbitos em investigação e um confirmado. A vítima fatal era uma mulher de 56 anos que apresentava comorbidades. Em relação à chikungunya, a cidade tem 267 notificações confirmadas.

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, o decreto leva em consideração a incidência média superior a 530 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes, o que caracteriza um estado de epidemia estabelecida segundo os parâmetros do Ministério da Saúde. Ainda segundo o Município, foi identificada a presença do tipo DENV2, um sorotipo mais agressivo que também havia sido identificado em 2019, quando a cidade enfrentou uma epidemia de dengue com 30,7 mil casos positivos e 20 óbitos.

MUDANÇAS
Com o decreto, a Prefeitura de Uberlândia poderá realizar a contratação por tempo determinado de profissionais para o sistema municipal de saúde, especialmente agentes de controle de endemias.

Além disso, os agentes de combate às endemias e de controle de zoonoses poderão entrar forçadamente em imóveis, sejam eles públicos ou particulares, no caso de situação de abandono ou recusa de pessoa. A decisão leva em conta os locais que ofereçam situação de risco na proliferação do mosquito da dengue, podendo ser necessário o auxílio de alguma autoridade policial.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia confirma primeira morte por dengue em 2024

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90