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16/02/2024 às 10h15min - Atualizada em 16/02/2024 às 10h15min

Multinacional é autuada por vender produto com peso abaixo do informado na embalagem em supermercado de Uberlândia

Irregularidade foi constatada pelo Procon e ratificada pelo Ipem

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A fiscalização ocorreu no final de janeiro deste ano, após denúncia apresentada por uma consumidora I Foto: Secom/PMU

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia autuou uma empresa multinacional de panificação após constatar divergência entre o peso líquido real e o peso informado no rótulo do produto de uma de suas marcas, composto por embalagens de pães em formato de bisnaguinha.

O lote divergente, identificado em um supermercado de Uberlândia, foi recolhido e enviado para análise do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem), que confirmou a irregularidade. O Procon lavrou um auto de infração por vício de quantidade, concedendo à multinacional um prazo de 20 dias para apresentação de defesa.

A fiscalização ocorreu no final de janeiro deste ano, após denúncia apresentada por consumidora ao órgão. Ao constatar indícios de que os pacotes de bisnaguinhas comercializados no supermercado apontado pela denunciante e pertencentes à marca Bisnaguito Pullman, apresentavam peso inferior aos 300 gramas informados no rótulo, os fiscais apreenderam o produto e o enviaram para análise técnica. O relatório do Ipem, confirmando a divergência, foi recebido no dia 9 de fevereiro.

“Essa ação visa garantir a transparência nas relações consumeristas e dar maior segurança aos consumidores. Na defesa, a empresa pode apresentar uma proposta de acordo ou um termo de ajustamento de conduta. Enquanto isso, ressalvo que os consumidores que se sentirem lesados poderão procurar o fabricante através do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa para requerer a troca do produto ou restituição do valor pago. Não sendo atendidos, poderão procurar o Procon Uberlândia pelo 151 ou faleprocon܂uberlandia.mg.gov.br”, explicou o superintendente Egmar Ferraz.

O Diário entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.


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