Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/02/2024 às 12h00min - Atualizada em 10/02/2024 às 12h00min

Uberlândia inicia preparativos para campanha de vacinação contra a covid-19

Campanha priorizará pessoas acima dos 60 anos e as que têm comorbidades

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
PNI estipula aplicação de dose bivalente a cada seis meses e dose bivalente anualmente, a depender da faixa etária I Foto: PMU/Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia promoveu, na quinta-feira (8), uma reunião estratégica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que integram o programa municipal de imunização, em preparativo para o início da campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade. O encontro alinhou o planejamento para a mobilização, que, conforme novas diretrizes do Ministério da Saúde, começará no dia 19 de fevereiro para pessoas acima de 60 anos e aquelas que têm comorbidades e fazem parte dos grupos de risco.

De acordo com o responsável pela pasta de saúde em Uberlândia, Adenilson Lima, o Município tem procurado ativamente os faltosos na vacina bivalente da covid-19 nos últimos seis meses. A Prefeitura 
definiu que as unidades de saúde programarão a vacinação nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi’s) e em locais estratégicos de grande fluxo destes públicos. Também será disponibilizado no Portal da Prefeitura o cadastro para pessoas acamadas receberem a vacinação em casa.

“A imunização de todas as pessoas é a única forma de diminuir o contágio e proteger a comunidade, principalmente os que fazem parte do grupo de risco, uma vez que são pessoas mais suscetíveis a desenvolverem as formas graves da doença e evoluírem para o óbito. Vimos essa realidade desde o início da vacinação contra a Covid-19 e por isso estamos orientando nossos profissionais sobre as estratégias que serão adotadas pelo município, o que vai incluir busca ativa de faltosos”, explicou o secretário de Saúde.

A vacinação é a forma mais eficaz de impedir a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus, além de evitar casos graves com internações e óbitos pela covid-19. Em Uberlândia, por exemplo, cerca de 90% dos óbitos entre os anos 2020 e 2023 foram de pessoas com comorbidades. Em 2024, já foram registrados nove óbitos, sendo que todos estavam acima desta faixa etária e apresentavam comorbidades.

As vacinas contra a Covid-19 que são ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras, além de terem a autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 será aplicada da seguinte forma: 

Dose bivalente a cada seis meses (independentemente do número de doses já realizadas)
• Pessoas acima de 60 anos;

• Pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI) bem como seus trabalhadores;
• Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
• Pessoas imunocomprometidas;

Dose bivalente anualmente

• Trabalhadores da saúde que estão ativos;
• Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais;
• Funcionários do sistema de privação de liberdade; - Adolescente cumprindo medidas socioeducativas;
• Pessoas acamadas;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Pessoas com comorbidades: diabetes, pneumopatias graves, cardiopatias, doenças neurológicas, renais e hepáticas crônicas, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Veja o que abre e fecha em Uberlândia no Carnaval

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90