Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/02/2024 às 13h10min - Atualizada em 08/02/2024 às 13h10min

Testes gratuitos de Infecções Sexualmente Transmissíveis estão sendo oferecidos em Uberlândia

Ação acontece nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Praça Tubal Vilela

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Iniciativa aproveita a chegada do Carnaval para reforçar informações que ajudem a aproveitar as festividades com segurança I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), a Prefeitura de Uberlândia realiza uma ação de prevenção, orientação e conscientização em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os profissionais do programa municipal das ISTs, Aids e Hepatites Virais estarão, durante os dois dias, realizando testes rápidos na Praça Tubal Vilela a partir de 13h30.

Aproveitando a chegada do Carnaval e do feriado prolongado, a ação visa reforçar informações que ajudem a aproveitar as festividades com segurança. Durante os trabalhos, também serão distribuídos preservativos e passadas orientações sobre prevenção e cuidados após exposições de risco.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


Para realizar o teste rápido, basta apresentar um documento com foto. Os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. O resultado sai entre 15 e 20 minutos. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente é acolhido pela equipe para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

A coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, reforça que as pessoas que tiveram relação sexual desprotegida também devem realizar os testes rápidos. “Além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Ter o diagnóstico precoce é fundamental para evitar outras transmissões, além de receber tratamento adequado", disse.


VEJA TAMBÉM:

​• VÍDEO: idosa é derrubada por assaltante no Centro de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90