Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/02/2024 às 11h05min - Atualizada em 08/02/2024 às 11h05min

Estoque do tipo sanguíneo O- está 60% abaixo do ideal em Uberlândia; saiba como doar

Hemocentro realiza campanha de doação para atender demandas do Carnaval; período festivo também acende alerta para prevenção das ISTs

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Iniciativa visa assegurar o abastecimento para atender possíveis emergências durante o período festivo | Foto: Agência Brasil

Com a proximidade do Carnaval, o Hemocentro de Uberlândia lançou uma campanha de doação de sangue que acontece até o dia 16 deste mês. A iniciativa visa assegurar o abastecimento para atender possíveis emergências durante o período festivo, quando é comum ocorrer escassez de certos tipos sanguíneos, como o estoque do tipo O negativo, que está 60% abaixo do ideal.

A coordenadora do Hemocentro, Patrícia Fernandes, informou que o salão do Hemocentro está decorado para receber os cidadãos. Além disso, estão sendo distribuídos kits de chocolate aos doadores, e o espaço conta um painel para fotos e uma equipe caracterizada com acessórios especiais, como fantasias.

“Quem também quiser vir fantasiado pode, o importante é fazer o bem. A importância principal da iniciativa é reforçar os estoques e garantir o abastecimento durante o feriado, quando podem ocorrer emergências médicas por conta de viagens e outras situações do tipo”, explica.

Fernandes ressalta que a necessidade de sangue persiste antes, durante e após o período do Carnaval. Em relação aos estoques, a profissional explica que durante as festividades, é comum que os níveis nos hemocentros diminuam, devido ao afastamento dos doadores.

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Atualmente, a situação do estoque de Uberlândia é: O negativo está 60% abaixo do ideal, enquanto o A negativo está 40% abaixo. Os demais tipos sanguíneos estão estáveis, porém é necessário garantir sua disponibilidade, visto que os estoques têm validade de no máximo nove dias, como explica a coordenadora da instituição.

AGENDAMENTO
Ainda de acordo com a coordenadora do Hemocentro, as vagas para doação de quinta (8) até sábado (10) já estão preenchidas devido à campanha. Portanto, para aqueles interessados em doar, os atendimentos serão retomados na quarta-feira (14). O endereço da clínica é avenida Levino de Souza, número 1845, no bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200.

Para fazer o agendamento para os demais dias, a profissional explica que basta acessar o portal do Hemominas, escolher o município, colocar informações pessoais e confirmar o atendimento. “É bem simples de agendar, e para ver os pré requisitos para a doação, ou seja, quem pode doar, é só acessar o link do portal”.

Conforme informações da instituição, os principais requisitos gerais são: ter idade entre 16 e 69 anos, apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, pesar no mínimo 50kg (sem contar o peso da roupa), ter dormido pelo menos seis horas no último dia, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. As demais condições podem ser conferidas por meio do portal do Hemominas.

PREVENÇÃO DE INFECÇÕES
Além da importância da doação de sangue, o período de Carnaval também acende o alerta para os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em entrevista ao Diário, a infectologista Camilla Resende Silva destacou as principais doenças que podem ser contraídas em relações sexuais desprotegidas e reforça a importância da prevenção.

“As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias e protozoários, sendo transmitidas pelo contato sexual, inclusive oral. O risco de contrair uma infecção aumenta durante relações desprotegidas”, explica.

A profissional destaca que doenças como HIV, herpes, HPV, hepatite B e C, sífilis e gonorreia são algumas das principais enfermidades transmitidas. Contudo, ela também explica que o beijo, embora tenha menor risco de transmissão, pode estar associado a doenças como Epstein-Barr e herpes, especialmente se houver lesão na mucosa. 

“O não tratamento de algumas dessas doenças, como o HIV, pode levar a complicações graves, incluindo a morte. A prevenção mais eficaz sempre é o uso do preservativo durante as relações sexuais. Outro elemento importante é a educação sexual para conscientização dos riscos e métodos de prevenção, como a vacina contra o HPV e hepatite B, além da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). Evitar compartilhar objetos pessoais também é recomendado”, adverte.

Em relação aos sintomas das infecções citadas, podem incluir feridas, lesões na pele, corrimentos, verrugas, dor ao urinar e aumento dos gânglios linfáticos, podendo alguns pacientes serem assintomáticos. “Quando há risco de infecção, é importante procurar atendimento médico, preferencialmente em até 72 horas, em centros de referência como o Ambulatório Hebert de Sousa”.

O ambulatório fica na rua Avelino Jorge do Nascimento, número 15, bairro Presidente. Roosevelt. O horário de atendimento é das 7h às 18h - na semana do carnaval, abre a partir de quarta-feira (14).

NOMENCLATURA 
A infectologista explica que em 2016 houve uma mudança de nomenclatura de Doença Sexualmente Transmissível (DST) para Infecção Sexualmente Transmissível (IST). E o motivo dessa alteração foi destacar a possibilidade de uma pessoa transmitir uma infecção mesmo sem sinais e sintomas evidentes. Enquanto DST se referia a doenças com sinais e sintomas claros, o termo IST pode representar algo assintomático, o que aumenta o risco de transmissão sem que a pessoa esteja ciente da infecção.


VEJA TAMBÉM:

​• Homem suspeito de encomendar a morte do ex-sogro é preso em Uberlândia; entenda o caso

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90