Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2024 às 10h45min - Atualizada em 07/02/2024 às 10h45min

Uberlândia registra média de 10 incêndios em veículos por mês

Somente em 2023, 114 ocorrências do tipo foram contabilizadas pelo Corpo de Bombeiros

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Mês de setembro liderou as estatísticas, com 18 ocorrências | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

De acordo com um levantamento do Corpo de Bombeiros realizado entre janeiro e dezembro de 2023, Uberlândia registrou um total de 114 incêndios em veículos. O quantitativo representa uma média de 10 casos por mês. Os períodos com mais ocorrências registradas foram setembro e dezembro, com 18 e 14 incidentes, respectivamente. 

Os dados apontam ainda que a maior parte das ocorrências se tratam de incêndios em carros. No ano passado, 107 casos do tipo foram registrados na cidade. Além disso, os bombeiros combateram as chamas de um ônibus, um veículo de transporte de valores e cinco caminhões-tanque.

Em entrevista ao Diário, o tenente do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Henrique Figueiredo, orientou a população sobre a importância de acionar os oficiais rapidamente em caso de incêndios veiculares.
 

“O fogo se desenvolve muito rápido porque os materiais envolvidos na fabricação dos automóveis são muito inflamáveis, como espumas, plástico e materiais sintéticos. Por isso, o acionamento dos bombeiros deve ser feito de imediato, mesmo que a pessoa tente o combate inicial com extintores ou água mesmo”. 


O militar explica que é possível iniciar o combate ao fogo caso o cidadão tenha um extintor próximo ou alguma fonte de água que consiga utilizar. “Mesmo não sendo um item obrigatório, se a pessoa tiver extintor no carro e souber manejar, é possível acessar esse item e tentar realizar o combate das chamas de forma imediata”.

Desde setembro de 2015, o uso do extintor de incêndio em carros de passeio e veículos utilitários passou a ser opcional, conforme a Resolução 556 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A falta deste equipamento não acarreta mais multa, exceto para caminhões, micro-ônibus, ônibus e veículos de transporte coletivo, como táxis.

Mesmo que os motoristas não tenham um extintor por perto, Figueiredo ressalta que, antes que as chamas se espalhem, é possível resgatar documentos ou objetos de valor que estejam dentro do veículo e em seguida acionar os bombeiros. 

“Se o incêndio estiver desenvolvido é preciso abandonar o veículo, isolar o local e aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros, que tem a estrutura ideal para este tipo de combate”, informa. 

Outro alerta feito pelo oficial tem relação com a idade do veículo, já que, segundo ele, incêndios são mais comuns em carros mais antigos. “Além disso, alguns automóveis têm a manutenção negligenciada, então a máquina apresenta falhas mais constantes e é mais presente o uso de manutenções precárias que tornam possível a ocorrência de incêndios”.

Em relação a intercorrências mais graves, o bombeiro afirma que a frequência de explosões, por exemplo, é menor por conta da tecnologia dos veículos. Contudo, é necessário manter distância e isolar o local. “Existem sistemas de segurança para evitar as explosões. Mas apesar de não ser comum, não é uma situação impossível de acontecer, por isso, é ideal manter a distância e isolar o local”, explica.

MANUTENÇÃO
O eletricista mecânico Claudio Roberto dos Reis explicou à reportagem do Diário que o principal motivo dos incêndios veiculares é o curto-circuito.
 

"Geralmente, os incêndios em veículos são causados por curtos-circuitos em instalações não originais. Os sistemas originais raramente provocam incêndios. Muitas vezes, as pessoas não tomam o cuidado necessário ao realizar instalações. Ou seja, as chamas relacionadas à parte elétrica ocorrem devido a instalações feitas de forma clandestina e irresponsável, associadas a modificações no veículo que comprometem sua segurança", afirma.


Além dos curtos, o Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante (Inbraep) lista, por meio de uma publicação online, demais fatores para os incêndios, como superaquecimento ou mau funcionamento, vazamento de líquido ou gás inflamável, entre outros. A relação completa pode ser conferida no site do Inbraep. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Para evitar problemas gerais no carro e o risco de incêndios, o eletricista mecânico indica que é necessário fazer periodicamente uma manutenção preventiva nos automóveis. “A maioria das pessoas ouve um barulho diferente no carro e vai deixando de lado. Então pode acontecer um problema mais grave, e o barulho já era um sinal de defeito, por isso é necessário fazer uma manutenção regular no carro, levando a um profissional que faça uma revisão geral”, finaliza.

RELEMBRE CASOS
Uma das ocorrências de incêndio de grande repercussão em 2023 aconteceu em maio, quando um acidente envolvendo cinco veículos, sendo um ônibus, duas carretas, um caminhão e um caminhão-tanque, foi registrado na BR-365, próximo a cidade de Patrocínio. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos colidiram na pista, provocando um incêndio de grandes proporções. 

Já em novembro, o Diário noticiou que uma carreta carregada com laranjas pegou fogo na MGC-497, próximo à cidade de Prata. De acordo com a ocorrência, o veículo trafegava sentido Uberlândia. Quando o Corpo de Bombeiros se deslocou até o local, o incêndio já havia se alastrado para a vegetação às margens da rodovia. Foi feito o combate às chamas na carreta e foi necessário realizar um trabalho de rescaldo para evitar novos focos de incêndio. Logo depois, os militares apagaram o fogo da vegetação.



VEJA TAMBÉM:

​• Homem é baleado após receber cobrança por dívida de R$ 245 mil em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90