Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2024 às 12h00min - Atualizada em 06/02/2024 às 12h00min

Homicídios tiveram alta de 13% em Uberlândia e região

Por outro lado, índice de crimes violentos apresentou queda nos municípios atendidos pela 9ª Região de Polícia Militar (RPM)

IGOR MARTINS E JÚLIA VIDOTTI I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Números foram apresentados durante coletiva na 9ª Região de Polícia Militar I Foto: Júlia Vidotti/Diário de Uberlândia

O número de homicídios consumados em Uberlândia e região aumentou aproximadamente 13% em 2023, na comparação com 2022. Apesar do resultado negativo, o balanço divulgado pela Polícia Militar revelou uma queda no índice de crimes violentos registrados durante o mesmo período no Triângulo e Alto Paranaíba. Os resultados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (6), na sede da 9ª Região de Polícia Militar (RPM).

De acordo com o levantamento, foram 86 homicídios consumados nos 18 municípios de cobertura da 9ª RPM, incluindo as cidades de Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.

O número computado em 2023 é o maior desde 2019, quando foram registrados 109 homicídios consumados na região do Triângulo Mineiro. Em 2022, 75 mortes foram registradas pelo crime. Já em 2020, 80 ocorrências do tipo foram contabilizadas pela PM, contra 71 em 2021. Segundo o Tenente Coronel da PM, Fernando Reis, apesar do crescimento, o índice pode ser considerado baixo quando comparado com os aumentos a nível estadual e nacional.

 

"Esse número se deve principalmente aos registros ocorridos em Uberlândia. Estamos acompanhando isso e discutindo essa questão com outros órgãos, com a Polícia Civil e Ministério Público, para que a gente consiga fazer o enfrentamento dessa realidade. Além do trabalho conjunto, quase 80% dos autores de homicídios no ano de 2023 foram presos. É uma taxa de resolutividade bastante considerável, também superior a outros locais do país. Temos espaço para melhorar", disse.


OUTROS CRIMES
Ainda durante a apresentação dos resultados, a Polícia Militar informou que o número de crimes violentos teve uma redução de 20% na comparação com 2022. No ano passado, foram 1.724 ocorrências do tipo registradas no Triângulo Mineiro, contra 2.156 no ano anterior.

Um índice considerado positivo pela 9ª RPM diz respeito à redução no número de furtos computados no ano passado. Em 2023, foram 17.431 ocorrências, sendo que em 2022 foram 18.118. A redução é de 3,8%, um número que pode ser melhorado nos próximos anos, na visão do Tenente Coronel Fernando Reis.

 

"Foi um ano de bastante trabalho, existe espaço para a gente fazer essa criminalidade cair ainda mais, e é para isso que a Polícia Militar tem trabalhado. Tivemos uma redução pequena dos furtos, que representam um grande desafio. A gente tem feito o enfrentamento buscando estratégias para coibir isso. Nós observamos um problema com relação à legislação, já que uma parcela muito pequena das pessoas que são presas permanecem presas. A maioria delas são colocadas em liberdade logo após serem ouvidas", disse.


OPERAÇÃO CARNAVAL 2024
Durante a apresentação dos resultados obtidos em 2023, a 9ª Região de Polícia Militar também comentou sobre o lançamento de uma operação para o Carnaval deste ano. A iniciativa tem como objetivo coibir a criminalidade na região e dar mais segurança para a população local.

Conforme relatado por Fernando Reis, a PM realizará blitzen de trânsito, operações contra o tráfico de drogas, dentre outros. Para reduzir a criminalidade, a corporação dá dicas para o período comemorativo, como desabilitar a função de aproximação de cartões de crédito, estacionar o carro em locais seguros, evitar carregar altas quantidades em dinheiro e também priorizar meios alternativos de locomoção.

"Para aquelas pessoas que vão sair ou viajar, é importante deixar a chave da casa com um vizinho de confiança para evitar o cometimento de furtos. Importante frisar também a respeito das pessoas que vão para locais de concentração de foliões, tomem cuidado com os pertences, não levem joias. Cuidado com o celular, isso faz com que a pessoa não seja vítima de furto ou roubo", disse o tenente coronel.

BALANÇO DE 2023
• Simulacros apreendidos: 137

• Ocorrências de tráfico de drogas: 2.102
• Munições de uso permitido apreendidas: 8.192
• Munições de uso restrito apreendidas: 4.649
• Autores de furto apreendidos: 1.380
• Fios de cobre apreendidos: 6.300 kg
• Ocorrências policiais registradas: 137.819
• Prisões de infratores: 15.010
• Armas de fogo apreendidas: 654


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Homem é baleado após receber cobrança por dívida de R$ 245 mil em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90