Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/01/2024 às 16h47min - Atualizada em 25/01/2024 às 16h47min

Uberlândia fica fora da 1ª Campanha de Vacinação Contra a Dengue

Cidade acumula 620 casos positivos da doença desde o início do ano; Triângulo Mineiro não está na lista de regiões que irão receber a ação

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em 21 de dezembro de 2023 a vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) | Foto: Agência Brasil

Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais, não está na lista dos municípios que farão parte da 1ª Campanha de Vacinação Contra a Dengue em fevereiro deste ano. Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualizados nesta quinta-feira (25), o município acumula 620 casos positivos de dengue desde o dia 1° de janeiro.

 

Ainda de acordo com o levantamento, Uberlândia tem outras 631 notificações sob investigação. Até o momento, não há mortes confirmadas. No ano de 2023, a cidade contabilizou 28.123 casos positivos, além de 13 óbitos em decorrência da enfermidade.

 

Em 21 de dezembro de 2023, a vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização entrará no Calendário Nacional de Vacinação, pela primeira vez, em fevereiro de 2024. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em virtude da capacidade de produção laboratorial, a campanha de vacinação atenderá 521 municípios distribuídos em 37 regiões de saúde do país. 

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registraram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

 

Além de Uberlândia, os outros municípios que fazem parte do Triângulo Mineiro, como Uberaba, Araguari e Ituiutaba, também não serão contemplados pela ação. Em todo o estado de Minas Gerais, 22 cidades irão receber as doses para a campanha, incluindo Belo Horizonte que tem 590 casos confirmados, de acordo com o boletim da SES-MG. A lista completa pode ser conferida no site do MS.
 

O Diário de Uberlândia entrou em contato com o Ministério da Saúde para obter mais esclarecimentos sobre a não inclusão das cidades do Triângulo Mineiro na campanha e aguarda retorno. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

PÚBLICO-ALVO

O MS confirmou ainda que a primeira campanha irá contemplar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações no país, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

 

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
 


VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90