Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/01/2024 às 11h35min - Atualizada em 24/01/2024 às 11h35min

Moradores do Élisson Prieto cobram ações públicas para diminuir problemas causados pelas fortes chuvas

Nos últimos dias, casas e ruas ficaram inundadas; moradores relatam dificuldades e perigos

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ruas de terra ficam alagadas, dificultando a locomoção de pedestres e veículos | Foto: Juan Madeira

Moradores do bairro Élisson Prieto (Glória), em Uberlândia, cobram medidas e investimentos públicos para diminuir os problemas causados pelas fortes chuvas. Nos últimos dias, diversas residências foram invadidas pela água e as ruas de terra ficaram inundadas, dificultando a locomoção de pedestres e veículos. 

Em entrevista ao Diário, Iolanda dos Santos contou que sempre que começa a chover, a família vive momentos de tensão. A jovem de 25 anos mora com o marido e a filha de apenas dois anos, em uma das casas localizadas na penúltima rua do bairro, em região próxima à BR-050. 

“Quando chove, passa bastante água pela rua, mas nunca tinha chegado a entrar em casa. Só que nesse ano aconteceu, nas duas chuvas fortes, alagou aqui e prejudicou muito a gente. A gente não tem pra onde ir quando chove, a nossa vida é aqui”, disse.

No dia 7 de janeiro, quatro casas foram interditadas pela Defesa Civil após um temporal atingir a região. Na época, o órgão informou que cerca de 40 famílias foram atingidas por estragos causados pela tempestade.

Iolanda comentou ainda que seu vizinho dos fundos foi uma das pessoas que teve o imóvel interditado, já que na parte mais declinada do bairro, não existem condições de habitação. “Ele perdeu a máquina de lavar, geladeira, guarda roupa, cama e precisou arrumar outro lugar para sobreviver”. 

Para a moradora, a possibilidade de se mudar e deixar tudo para trás é inviável por inúmeros fatores. “Da última vez que inundou, pensamos em sair, mas seriam muitos gastos, e ainda tem nossa neném, não é uma mudança simples. Quando chegamos aqui e estava tudo alagado, a gente estava cansado de trabalhar o dia inteiro e aí foi só chorar. E depois tentar limpar toda a lama”, comentou.

Ainda de acordo com Iolanda, os moradores não sabem a quem recorrer para que a situação seja solucionada. “A prefeitura fala que não pode fazer nada, que a responsabilidade é da Cohab Minas. Então ficamos sem uma resposta”, relatou.

PERIGOS
“Cuidado com esse seu carro, que pode entrar água se você deixar aí, fica esperto”, alertou Wanderlan Pimenta para outro morador, quando uma leve chuva começou a cair na tarde desta terça-feira (23), enquanto a reportagem do Diário estava no local. O homem se mostrou preocupado e indicou algumas situações de vulnerabilidade que os moradores passam por conta das chuvas. 

Waderlan disse que, apesar da boa intenção e de alguns esforços do poder público, as ações não foram suficientes e a situação continua apresentando perigos aos moradores. Durante a entrevista, ele informou que foram colocadas grandes pedras para bloquear a passagem da enxurrada nas ruas, mas a tentativa foi falha. 

“Essas pedras colocadas aqui causam perigo para os moradores, que precisam caminhar por uma via irregular e perigosa. Um vizinho teve os pneus de seu carro furados por conta das pedras, e o pior pode acontecer se alguma pessoa se desequilibrar e cair aqui”, complementou. 

Para Wanderlan, a solução para o problema seria a construção de uma galeria de drenagem. "A gente está precisando de uma galeria bem feita, de concreto armado, para desaguar no Rio Uberabinha e os engenheiros sabem disso. Mas as únicas coisas que fazem para ajudar, não resolvem o problema”.

O morador explica que toda água que cai próxima da região do bairro São Jorge desce para o Élisson Prieto. “Quando chove aqui, ninguém sai de casa, porque se sair, a enxurrada leva. É uma força muito grande, isso aqui vira um rio”, relata.

Apesar de entender que vive em uma área de risco, o homem explica que muita gente não tem outro lugar para morar. “Por isso precisamos do apoio do poder público para ajudar a gente aqui”, finalizou. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

MINISTÉRIO PÚBLICO
Em outubro de 2023, o Ministério Público Federal (MPF) expediu ofícios requisitando medidas urgentes para solucionar os problemas críticos no Glória. O órgão solicitou que a Prefeitura de Uberlândia informe a existência ou não de um plano de contingenciamento para minimizar ou evitar alagamentos provocados pelas chuvas no bairro.

Na ação, o MPF considerou de extrema importância que o poder público municipal tome as medidas necessárias em razão dos riscos aumentados no período de chuvas. Segundo o procurador da República Wesley Miranda Alves, os alagamentos prejudicam a rotina dos moradores e causam diversos danos materiais, agravando a situação da população de baixa renda que ali reside. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Por meio de nota, a Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras (SMO) e com apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), informou que realizou, em diversas vias do Glória (Élisson Prieto), patrolamentos e cascalhamentos para regularização e recuperação de plataformas de pistas, implantação de dispositivos de redução e dissipação de energia da água, desassoreamento do bolsão, desobstrução do bueiro e enrocamento de pedra para contenção da plataforma da pista. 

A Prefeitura esclarece que suas equipes de trabalho continuam diariamente realizando limpezas e melhorias no escoamento da localidade. O Município reforça que tem despendido todos os esforços para prover melhorias à região, observando a competência do Município, uma vez que a localidade, fruto de uma ocupação, ainda não está regularizada e esse processo está sob a responsabilidade originária da Cohab Minas (que assumiu voluntariamente o encargo).

Desde 2019, por determinação do prefeito Odelmo Leão, uma série de benfeitorias concretas foram adotadas na região. Em setembro daquele ano, o Município iniciou a coleta regular do lixo orgânico, além de recolhimento de entulhos. 

Em dezembro, procedeu com a implantação de iluminação pública, contemplando as vias com 385 luminárias de LED. No ano seguinte, em 2020, foram iniciadas as obras da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória, com investimento de R$ 1,68 milhão. 

A unidade de 600 m² de área construída foi entregue em agosto de 2022 e realiza atendimentos desde essa data. Já em 2022, foi realizada ação para melhorar as condições das vias com a utilização de Resíduos da Construção Civil (RCC). No mesmo ano, o Executivo municipal começou a implantação e expansão da rede de água potável no Glória, com base no acordo de cooperação técnica assinado com a Cohab Minas em ano anterior. 

Pelo acordo, a Cohab é a responsável por repassar recursos para que o Município licite e execute benfeitorias estruturais. De modo célere e eficiente, os serviços de expansão da rede de água já foram concluídos. A Prefeitura ressalta, por fim, que está apta a implementar outras melhorias estruturais necessárias assim que o órgão estadual consolidar novos repasses. No campo da regularização fundiária, a Cohab e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) providenciaram o protocolo do processo no Município, sendo que atualmente a proposta segue o rito normal de análise de documentações.”

O QUE DIZ A COHAB MINAS
“Ao longo dos últimos meses, a Cohab Minas diligenciou, junto à municipalidade, a execução de obras de contingenciamento e limpeza das ruas e do bueiro sob a BR-050, com o principal objetivo de mitigar danos a população ocasionados por eventuais chuvas, de modo a evitar situações como a ocorrida nos dias 07 e 08 de janeiro do corrente ano.

Em dezembro de 2023, o Município de Uberlândia informou que haviam sido executados os serviços de limpeza e desobstrução do bueiro sob a BR-050, com retirada de entulhos, bem como a reconstituição da bacia de amortecimento, com melhorias na captação das águas para evitar o assoreamento e consequente alagamento neste setor do bairro.

Ressalta-se que tais providências, dada sua natureza, são de atribuição de entes públicos municipais, estando fora do escopo dos procedimentos de regularização fundiária, atualmente em curso, e executados pela Companhia no bairro Elisson Prieto.

Todavia, registramos que essa Companhia, dentro dos limites de suas atribuições, está integralmente à disposição para contribuir no que for necessário, bem como está empenhada na busca da solução definitiva para aquela localidade, atuando em parceria com todas as instituições envolvidas (o Estado de Minas Gerais; o Município de Uberlândia; o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal), e estar à disposição para colaborar e propiciar mais qualidade na habitabilidade a toda comunidade.

No que se refere às ações de regularização (Reurb-S) no local, a expectativa é de conclusão nos primeiros meses de 2024.

Por fim, informamos que a Cohab Minas está trabalhando para dar o suporte necessário à comunidade do Glória e que o Governo do Estado de Minas Gerais tem empenhado esforços para resolver, de forma definitiva, as questões de infraestrutura e regularização fundiária do bairro.”


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia registra mais de 200 casos prováveis de dengue em apenas uma semana

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90