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20/01/2024 às 10h00min - Atualizada em 20/01/2024 às 10h00min

Mais de mil uberlandenses já aderiram à Carteira de Identidade Nacional; saiba como solicitar

Emissão do novo documento de identificação único é gratuita

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
CIN é entregue no endereço do cidadão no prazo de até 15 dias úteis | Foto: Polícia Civil

Um levantamento feito pela Polícia Civil de Minas Gerais apontou que 1.184 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) já foram emitidas em Uberlândia, pela UAI Documentos, até a última sexta (12). O documento começou a ser expedido em todos os postos de identificação do estado no dia 27 de dezembro.

 

A nova carteira de identidade é um documento de identificação único, destinado a todos os brasileiros e tem o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como base para a sua emissão. 

 

Em relação às diferenças entre os registros, a Polícia Civil explica que o modelo anterior possuía número de RG variável para cada estado, já a CIN é um documento nacional, vinculado ao CPF. 

 

A nova carteira de identicidade possui um prazo de validade de cinco anos para crianças de até 11 anos. Para o público de 12 a 59 anos, ele vale por dez anos. Para os idosos, não há prazo de vencimento. Todos os cidadãos devem aderir à nova carteira de identidade até fevereiro de 2032. 

 

COMO SOLICITAR

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional é preciso agendar um horário pelo site ou aplicativo do governo de Minas Gerais. Em Uberlândia, os atendimentos são realizados na UAI Documentos, que fica na avenida Bélgica, 1220, no bairro Tibery. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

 

A instituição informa que caso alguma data não esteja disponível no site, é preciso entrar diariamente já que novas datas e horários são liberados todos os dias. 

 

“No dia e no horário marcados, o solicitante deve apresentar CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o matrimônio. Não é necessário levar foto para a emissão da identidade, a fotografia é tirada na hora pela equipe do posto de identificação”, explica a delegada da Superintendência de Informações e Inteligência Policial, Isabella Franca Oliveira.   

 

A emissão da CIN é gratuita, assim como a renovação após o término do prazo de validade da primeira via. No entanto, em casos de perda ou extravio, a segunda via possui um custo de R$ 105,59. No prazo de até 15 dias úteis, a carteira é entregue no endereço do cidadão pelos Correios.

 

Após a expedição da carteira física, é possível obter a carteira digital pelo gov.br, que basta para identificação pessoal. O documento digital pode incluir mais registros como título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação, certificado militar, caso o cidadão faça a solicitação na unidade de atendimento.

 

VANTAGENS

A delegada ressalta ainda a conveniência proporcionada aos cidadãos ao implementar um único número de identificação para cada estado do Brasil. 

 

“Por ser vinculado ao CPF, com modelo único, tem toda a facilidade de não precisar de diferentes identidades por estado. Além disso, a carteira é feita com papel de segurança, dificultando a falsificação, trazendo mais segurança”, destacou Isabella Franca.

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