Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/12/2023 às 08h30min - Atualizada em 24/12/2023 às 08h30min

Receita Federal destina uma tonelada de roupas e mil pares de tênis à UFU, em Uberlândia

Material, apreendido durante operações contra o contrabando, serão destinados a parceiros de projetos de extensão da universidade

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Itens serão destinados pela UFU e entidades parceiras a bairros vulneráveis da cidade | Foto: Alexandre Costa/DircoUFU
Cerca de uma tonelada de roupas e mil pares de tênis foram destinados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela unidade da Receita Federal de Uberlândia. A entrega dos produtos foi realizada na quinta (21). A distribuição dos itens será feita pela UFU e pelas entidades parceiras (Centro Comunitário do Shopping Park e Ação Moradia) à população, a partir do mapeamento da demanda de bairros vulneráveis da cidade. 

No Centro Comunitário do Shopping Park, onde o material ficará armazenado, a UFU desenvolve projetos de extensão no campo do reforço escolar, atividades de música, dança e outras ações de cultura e arte. 

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, esses materiais são oriundos de descaminhos (contrabandos) que foram apreendidos e que passam, agora, a ter finalidade social. "A UFU possui uma parceria com a Receita Federal do Brasil para destinar os materiais apreendidos para projetos que sejam acompanhados pela universidade", explica o pró-reitor.  

Nesta parceria, a Receita Federal já repassou para a instituição, entre outros itens: máscaras, roupas, calçados e até veículos. Outros materiais como cigarros e tabaco foram destinados à UFU e serviram como base para a produção de energia e adubos. 

"Essa parceria representa uma estratégia importante de devolver à população materiais oriundos de descaminhos e que deveriam, por meio de impostos, se voltar a políticas sociais do país. É uma forma de compensar a população pelas perdas desses impostos não pagos", ressalta Silveira. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Ainda de acordo com o pró-reitor, para a UFU, esta parceria representa a oportunidade de aproximação da população mais vulnerável e a identificação das demandas formativas e das necessidades que possam ser minimizadas por meio de projetos de extensão e ações investigativas sobre as condições de vida da população. 

"Igualmente, significa uma oportunidade para alinharmos nossas ações à produção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do território e da melhoria da qualidade de vida da população", acrescenta.

A escolha do local para entrega do material se deu em função da parceria que a instituição possui com o Centro Comunitário e a Ação Moradia. Em outros os momentos, a UFU estabeleceu outras parcerias e destinações, como para a Casa Betesda e para bairros da cidade onde a universidade desenvolve ações de extensão.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90