Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/12/2023 às 11h00min - Atualizada em 23/12/2023 às 11h00min

Comércio de presentes personalizados em Uberlândia estima aumento de 30% nas vendas

Brindes de amigo secreto se tornam cada vez mais individualizados

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Artigos mais vendidos são canecas, camisetas, e itens decorativos | Foto: Acervo Pessoal
Com a proximidade das confraternizações natalinas, a troca de presentes se torna um momento aguardado entre famílias e grupos de amigos. Nessas ocasiões, brindes personalizados e individualizados são opções procuradas pela população, movimentando o segmento em Uberlândia, que estipula um aumento de até 30% nas vendas. 

A criatividade na hora de presentear é um fator de destaque para Carol Reis, gerente da loja Imaginarium no Center Shopping, que tem uma seção destinada exclusivamente para presentes de amigo oculto. 

"Neste ano notamos um aumento na procura por presentes divertidos, sempre disponíveis em nossa loja. Oferecemos opções diversificadas, desde garrafinhas, camisetas, pelúcias até itens de decoração inspirados em séries ou filmes, que chamam a atenção”.

De acordo com a comerciante, no estabelecimento existe um segmento com valores mais acessíveis, que variam de R$49,90 até R$100. Entre as opções, estão canecas, porta-retratos e artigos em geral. Estes itens, segundo a gerente, atraem os olhares dos consumidores no final de ano.

“Desde o início de dezembro temos notado um aumento na procura, estimamos um acréscimo de 20% em relação ao ano passado, quando tivemos a Copa do Mundo que atrapalhou um pouco o fluxo de vendas”.

O mercado de presentes inovadores abraça também a procura crescente por itens personalizados. Lojas como a "Maria di Maria", idealizada pela empresária Maria Lima, oferecem os produtos de acordo com a necessidade dos clientes. 

Em entrevista ao Diário, a proprietária contou que, no início, a loja produzia apenas camisetas, mas o sucesso foi tanto que a unidade logo ampliou o portfólio. “Observando o crescimento desse mercado, ampliei minha linha de produtos, passando a oferecer uma variedade, como canecas, copos de acrílico e taças de vinho personalizadas”.

Maria explica que costuma sugerir camisetas e taças personalizadas com nomes, além de objetos de papelaria como cadernos e agendas.

Segundo a empresária, as projeções apontam para um incremento de até 30% nas vendas durante dezembro, em comparação com o ano anterior. "Geralmente, vemos um aumento gradual nos pedidos a partir de dezembro, mas é nas três semanas finais do ano que notamos um crescimento expressivo nas demandas, a ponto de precisarmos expandir nossa equipe com contratações adicionais para atender à carga de trabalho", detalha.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

TRADIÇÃO
O hábito do "amigo secreto" ou "amigo oculto" tem uma origem com diferentes relatos. Na Grécia Antiga, os gregos presenteavam pessoas influentes de maneira aleatória. Outra versão remete ao século XVIII, associando a prática à troca de presentes entre povos nórdicos como celebração a pactos com deuses.

No Brasil, conhecido como "amigo secreto", “oculto” ou “invisível", a brincadeira envolve um sorteio entre participantes. Na dinâmica, um dos participantes dá pistas sobre o presenteado, para que as pessoas adivinhem. O processo se repete até que todos tenham recebido seus presentes. 


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90