Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/12/2023 às 15h04min - Atualizada em 14/12/2023 às 15h04min

Exigência do exame toxicológico para motoristas aumenta demanda em laboratórios de Uberlândia; saiba como fazer o teste

Procedimento é obrigatório para condutores das categorias C, D e E; prazo final para regularização é dia 28 de dezembro

JUAN MADEIRA I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Senatran já começou a notificar os motoristas que ainda não realizaram o exame I Foto: AGÊNCIA BRASIL
A exigência do exame toxicológico para motoristas detentores das categorias C, D e E tem gerado um aumento significativo na procura pelo serviço em laboratórios de Uberlândia. Nos últimos meses, os atendimentos precisaram ser ampliados em até 100% para suprir a demanda de agendamentos. Os condutores têm até o dia 28 de dezembro para regularizar a situação.
 
A averiguação de substâncias químicas é obrigatória e deve ser realizada a cada 30 meses por condutores de veículos de carga acima de 3,5 toneladas (C), com mais de oito passageiros (D), e automóveis com unidade acoplada acima de seis toneladas (E). A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) já começou a notificar os motoristas que ainda não realizaram o exame ou estão com o certificado expirado.
 
A procura pelo exame intensificou os atendimentos em laboratórios da cidade. A coletora Luciana Bezerra, da Atox Exames Toxicológicos, acredita que houve um aumento de 70% na busca pela regularização da carteira.

"Aqui, a situação está muito movimentada devido a demanda. Ficamos abertos das 8h às 18h, sem intervalos para almoço, atendemos por ordem de chegada e mesmo assim, tem dias que quase não conseguimos atender a todos", afirma Luciana.
 
A profissional explica que para realizar o exame, os condutores devem apresentar a CNH e documentos pessoais. O resultado é inserido automaticamente no sistema do Departamento de Trânsito (Detran).


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 
“Os procedimentos incluem extração de amostras de pelo corporal ou cabelo, com um prazo de entrega do laudo entre 4 a 5 dias”, explica.
 
O alto movimento também foi registrado no laboratório Uditoxi, onde o número de atendimento passou de 30 para mais de 60 por dia. “A demanda aqui dobrou nesse mês, o pessoal está correndo para regulamentar a situação, já que a partir de janeiro a multa pode ser cobrada”, explica a biomédica supervisora Stefany Gabrielly Silva.
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que os condutores flagrados com exames vencidos serão autuados, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira. O motorista também poderá ter a habilitação suspensa por três meses.
 
COMO FAZER?
O motorista pode verificar se o exame está vencido pelo aplicativo SouGov.br. Para isso, basta baixar o app Carteira Digital de Trânsito (CDT), fazer login ou criar um cadastro no sistema. Depois, cadastrar os seus documentos no aplicativo e verificar a situação.
 
Caso o certificado do exame toxicológico esteja vencido, o condutor deve consultar a lista de laboratórios credenciados em sua cidade, através do
site da Senatran. Em seguida, é recomendado entrar em contato com a clínica selecionada para saber informações de como funciona o atendimento e o valor do exame.
 
O resultado do teste será inserido automaticamente no sistema do Detran. Os motoristas podem consultar através do aplicativo CDT. Caso o resultado do exame toxicológico seja positivo, o condutor deverá aguardar noventa dias para realizar a contraprova no mesmo laboratório.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90