Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/12/2023 às 15h28min - Atualizada em 12/12/2023 às 15h28min

Nova onda de calor deve elevar temperaturas em Uberlândia nos próximos dias

Expectativa é de que os termômetros fiquem entre 3°C e 5°C acima da média

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Climatologista afirmou que fenômeno deve ter duração e efeito menores do que os índices registrados em setembro e novembro I Foto: Pixabay

Uma nova onda de calor deve voltar a elevar os termômetros de Uberlândia nos próximos dias. A partir desta quinta-feira (14), data que marca a última semana da primavera, a expectativa é de que as temperaturas fiquem entre 3°C e 5°C acima da média, de acordo com a previsão do Climatempo. 

 

A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas ficam acima da média do considerado normal para uma determinada época. O fenômeno é gerado por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.

 

Segundo o Climatempo, uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.

 

Procurado pelo Diário, o climatologista Rafael Ávila confirmou a chegada da onda de calor à cidade, mas disse que a nova onda terá duração menor do que as registradas em setembro e novembro, quando os termômetros de Uberlândia registraram temperaturas na casa dos 40°C. Apesar disso, alguns cuidados devem ser observados pela população, devido à baixa umidade do período e alguns efeitos da insolação.

 

VEJA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

Terça-feira (12)

Mínima: 21°C

Máxima: 29°C

 

Quarta-feira (13)

Mínima: 20°C

Máxima: 32°C

 

Quinta-feira (14)

Mínima: 20°C

Máxima: 33°C

 

Sexta-feira (15)

Mínima: 21°C

Máxima: 34°C

 

Sábado (16)

Mínima: 21°C

Máxima: 33°C

 

Domingo (17)

Mínima: 17°C

Máxima: 28°C


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Para tentar fugir de fiscalização, homens fingem ser missionários religiosos, mas são presos com 10 kg de cocaína em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90