Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/12/2023 às 12h00min - Atualizada em 09/12/2023 às 19h05min

Furtos e roubos de bicicletas impulsionam procura por seguros em Uberlândia

Neste ano, cidade registrou 304 casos dos crimes; busca por proteção aumentou até 30%

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Especialista explica que o serviço para bicicletas se assemelha ao de automóveis | Foto: Pixabay
Durante os nove primeiros meses de 2023, Uberlândia registrou 304 ocorrências de furto ou roubo de bicicletas, conforme apontam dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A frequência de casos na cidade tem levado ciclistas a buscarem proteção por meio de seguros.

Ainda de acordo com o levantamento, entre janeiro de 2022 até setembro deste ano, o município computou um total de 839 casos de roubo ou furto de bicicletas. No ano passado, foram registradas 427 ocorrências, sendo 405 furtos e 22 roubos. Já de janeiro a setembro de 2023, foram 295 furtos e nove roubos registrados na cidade. 

Segundo o gerente comercial da Tô Seguro Brasil, Gabriel Pereira Spirandelli, houve um aumento na procura pela proteção de bicicleta nos últimos anos em Uberlândia, principalmente no período da pandemia da covid-19. Conforme dito por ele, o crescimento na busca chega a 30%. 

"Muitas pessoas estão fazendo cotações, algumas fecham o contrato e outras não, mas definitivamente houve um crescimento na busca, principalmente após a pandemia, porque as pessoas podem usar individualmente, sem contato com outros cidadãos, o que trouxe maior segurança na época da covid-19”, explicou. 

O profissional também disse que percebeu um aumento na quantidade de bicicletas na cidade por ser, além de um meio de transporte sustentável, um esporte que as pessoas podem praticar ao ar livre. “O aumento nas vendas de bikes resultou em uma crescente busca por seguros, devido também a furtos e roubos, que acontecem até mesmo em garagens de apartamentos."


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


COMO FUNCIONA?
Para o vice-presidente do Sindicato de Corretores de Minas Gerais, Divino de Paula, os dados de furtos e roubos revelam um contexto favorável para que as pessoas contratem  seguros. “A quantidade considerável de incidentes ressalta a importância dos seguros como uma medida de proteção contra perdas financeiras em caso de roubo ou furto”.

O especialista explica que o serviço para bicicletas se assemelha ao de automóveis. “A proteção para automóvel te dá uma cobertura tanto para o patrimônio - em relação a roubo, furto, incêndio entre outros - e demais condições que favorecem a responsabilidade civil, se você vier a ocasionar danos materiais a terceiros, em algum acidente, por exemplo. A proteção para bikes segue a mesma lógica”.

O profissional ressalta que o seguro para as bicicletas cobre casos de furto ou roubo qualificado, quedas, questões de responsabilidade civil, entre outras opções possíveis ao contratar coberturas complementares.

“O aumento da conscientização sobre a preservação patrimonial e a segurança pessoal reforça a importância dos seguros. Caso a pessoa queira esclarecimentos específicos, é recomendável buscar orientação com um corretor de seguros”, indica. 

Caso o consumidor queira iniciar suas pedaladas, é possível já sair da loja com um produto assegurado, segundo Divino, existem cerca de 100 mil bikes seguras no Brasil. “Por lei, é necessário ter um intermediário, o corretor de seguros. Porém nada impede que uma determinada empresa, distribuidora ou grande loja feche parcerias com corretoras que tenham experiência para dar esse tipo de serviço ao cliente final, na minha opinião. Como já acontece com alguns produtos eletrônicos como celulares”.

VALORES 
O gerente comercial Gabriel Pereira Spirandelli explica que existem diferentes tipos de cobertura para seguros de bicicletas, desde a básica para furto e roubo até coberturas adicionais, incluindo proteção a terceiros e assistência para danos em distâncias específicas de Uberlândia. 

O valor da bicicleta, perfil do consumidor, fatores de uso e local de armazenamento influenciam o valor do serviço de seguro. “Os custos variam de 8% a 10% do valor da bike, mas essa porcentagem pode variar consideravelmente. Profissionais do esporte podem ter um aumento leve no valor, refletindo o maior risco associado, porém, não há discrepâncias significativas comparadas a um ciclista recreativo”.

Por fim, Gabriel ressalta a importância do seguro como medida para proteger o bem, especialmente diante da criminalidade. “Em termos práticos, é recomendável conscientizar-se sobre a importância do seguro desde a compra da bicicleta, mantendo a nota fiscal como comprovação”.



VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90