Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2023 às 14h48min - Atualizada em 30/11/2023 às 14h48min

Terminal Central terá testagem gratuita de ISTs nesta sexta-feira (1°)

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará das 12h às 18h no local

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Exames oferecem diagnóstico dos vírus HIV e das hepatites B e C, além da sífilis I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

Nesta sexta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça as ações de prevenção contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como forma de mobilização da campanha nacional "Dezembro Vermelho", através do Programa IST/Aids. Os profissionais estarão das 12h às 18h realizando orientações e testagem gratuita no Terminal Central, no Centro de Uberlândia.

 

A testagem é recomendada sempre que houver exposição a uma situação de risco, que pode ser uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, o compartilhamento de seringas e agulhas, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além dos casos de violência sexual. Todos os testes são realizados gratuitamente e de forma sigilosa.

 

“As pessoas que tiveram comportamento de risco devem fazer o teste rápido ou sorológico, porque, além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Lembrando que a rede pública de saúde oferece tratamento e algumas infecções têm cura, como é o caso da sífilis”, disse a coordenadora do programa, Cláudia Spirandelli.

 

Além da testagem no Terminal Central, o Ambulatório Herbert de Souza funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os testes são feitos mediante agendamento. Para agendar, é necessário entrar em contato com a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza, pelo telefone (34) 3215-2444, e verificar quais horários estão disponíveis. 

 

COMO É FEITO O TESTE?

O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

 

“Um aspecto importante ao se falar da testagem após situação de risco é a janela imunológica. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, os testes, independentemente do tipo, só passam a conseguir acusar os anticorpos contra o vírus 30 dias após a exposição. Por isso, caso um exame seja feito durante a janela imunológica ou se persistir a dúvida a respeito do estado sorológico, o ideal é realizar o teste novamente após pelo menos 30 dias”, ressaltou Cláudia.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Quadrilha que gerou prejuízos de quase R$ 1 milhão a empresários é alvo de operação em Uberlândia e mais cidades


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90