Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/11/2023 às 13h56min - Atualizada em 22/11/2023 às 13h56min

Projeto prevê novo terminal com capacidade para 3 milhões de passageiros no Aeroporto de Uberlândia

Proposta contempla ainda a implementação de novos acessos no entorno do aeródromo

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Expectativa é que o novo terminal tenha duas pontes de embarque e leitores automáticos de cartão de embarque I Foto: Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia e a Aena Brasil, responsável pela gestão do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, anunciaram uma série de investimentos a serem realizados no aeródromo pelos próximos 30 meses. Entre os principais anúncios, estão a construção de um novo terminal de passageiros, melhorias na pista e uma revisão no Plano Diretor para o entorno do espaço.

 

O objetivo dos investimentos, segundo o Município, é tornar o Aeroporto de Uberlândia mais moderno, amplo e confortável, permitindo que o aeródromo opere nos níveis mais altos de segurança operacional e sustentabilidade. O projeto final será enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até o fim de novembro.

 

Uma das propostas de investimento é a criação de um novo terminal de passageiros, que será construído do outro lado da pista para atender cerca de 3 milhões de passageiros anualmente, o dobro da capacidade atual. A expectativa é de que o novo terminal conte com duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartão de embarque. Também estão previstas esteiras de bagagens de maior capacidade, um novo pátio para até oito aeronaves, novas pistas de rolagem e estacionamento com mais vagas.

 

Com o novo desenho, a previsão é de que o aeroporto cumpra todas as exigências mais modernas de segurança nacional. A pista do aeródromo terá áreas de escape em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento e preparação das faixas laterais para acesso de veículos de socorro em casos de emergência. Todos os afastamentos mínimos requeridos entre pistas e aeronaves no pátio serão viabilizados.

 

ENTORNO

A Prefeitura de Uberlândia também informou sobre a expectativa de investimento em novos acessos viários ao novo terminal, ao mesmo tempo em que apresentará uma proposta específica de revisão do Plano Diretor Municipal para o entorno do aeroporto.

 

Nesse novo desenho, abrem-se possibilidades de desenvolvimento de negócios no espaço do aeroporto, especialmente para a carga aérea. Também o entorno do novo terminal de passageiros será dinamizado. O propósito é transformar o Aeroporto de Uberlândia em um dos melhores aeroportos regionais do Brasil no processamento de passageiros e carga.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Processo seletivo oferta mais de 100 vagas para médicos no HC-UFU


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90