Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/11/2023 às 12h00min - Atualizada em 19/11/2023 às 12h00min

Quase 140 denúncias de obras irregulares já foram registradas neste ano em Uberlândia

Crea-MG realizou 2,8 mil fiscalizações nos primeiros nove meses do ano; saiba como denunciar

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
De janeiro a setembro deste ano, o Crea-MG registrou 3.994 notificações em todo o estado | Foto: Crea-MG/Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) registrou, de janeiro a setembro deste ano, 139 denúncias relacionadas a obras irregulares em Uberlândia. Em todo o estado de Minas Gerais, a recebeu 3.994 notificações do tipo durante o período.

Dentre as denúncias mais comuns em Uberlândia, destacam-se a ausência de registro de pessoa jurídica, a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e não haver um responsável técnico nas obras. De acordo com o Crea-MG, nos primeiros nove meses de 2023, foram realizadas 2.839 ações de fiscalização na cidade, que resultaram em 1.941 autos de infração emitidos.

O inspetor-chefe do Crea-MG, Paulo Galvão, explica como funcionam as fiscalizações na prática. “Após recebermos a denúncia, realizamos uma inspeção presencial para validar a conformidade da construção. Se tudo estiver correto, registramos no nosso sistema de verificação. No entanto, se houver pendências, notificamos a edificação e aplicamos a devida penalidade”. 

Caso haja irregularidade, o auto de infração e a multa podem ser direcionados ao profissional responsável pela obra ou ao proprietário do imóvel, dependendo do caso e da infração identificada. O prazo para fazer a regularização é de 10 dias, normalmente.

Galvão explica ainda que a preocupação quanto à necessidade de cuidados nas construções é indispensável por conta dos riscos que podem causar. “Quando uma obra está regular, ela é concluída corretamente, mas no caso de edificações irregulares, há o grande risco de comprometer a estrutura e a segurança das pessoas”.

O Crea-MG não especifica o tipo (pública ou privada) das obras denunciadas, porém ressalta a relevância da regularização documental nos contratos de serviço, incluindo aqueles da esfera municipal.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo a Lei Complementar nº 524, de 8 de abril de 2011, a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) tem a responsabilidade pelo licenciamento urbanístico, aprovação do projeto arquitetônico e emissão do alvará de construção. O Diário solicitou ao Município informações sobre o número de alvarás emitidos para construções neste ano e registros de denúncias de obras irregulares, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. 

COMO DENUNCIAR
Ainda de acordo com o inspetor-chefe, apesar de muitas obras exibirem placas com informações sobre o profissional responsável, essa sinalização não garante a regularidade da construção. Portanto, qualquer cidadão que suspeite de irregularidades pode realizar denúncias pelo app “Conecta Crea” ou pelo site

“O aplicativo requer um cadastro simples e permite realizar denúncias rapidamente. Também oferece a consulta da habilitação de profissionais registrados no Crea-MG, bem como o acompanhamento de protocolos de serviço e informações sobre multas."

Das denúncias registradas neste ano em Uberlândia, 16 foram feitas por meio do app, que permite aos cidadãos denunciar anonimamente irregularidades em projetos de engenharia, agronomia e geociências. "Esse apoio é crucial, dada a quantidade de fiscais disponíveis por cidade, permitindo que direcionamos melhor nosso trabalho”.

REGULARIZAÇÃO IMÓVEIS
Em janeiro deste ano, o Município de Uberlândia atualizou a lei de regularização de edificações ao disponibilizar duas modalidades de atendimento declaratórias:
Pred Fácil e Pred Simples. Por meio do Programa Municipal de Regularização de Edificações (Pred), a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) tem proporcionado mais celeridade ao processo de regularização de imóveis junto aos proprietários.

Os trâmites que, anteriormente, contavam com prazo de até um ano já estão sendo finalizados em apenas um dia, desde que o requerente responsável pelo imóvel apresente as documentações necessárias e previstas pela Seplan.

“A possibilidade de finalizar aprovações em um único dia surgiu a partir da implementação das modalidades declaratórias. Graças ao sucesso de adesão junto à sociedade, estamos ampliando esta importante ferramenta também para os processos de regularização, impulsionando a economia e desafogando a estrutura administrativa.  Desde o segundo semestre de 2021, o Alvará Ligeiro favoreceu a liberação de quase mil alvarás de licença para construção”, informou a diretora de aprovação de projetos da Seplan, Jordânia Matias.

As regularizações pelo Pred Fácil permitem aprovações em tempo ágil por não necessitar de aprovação de projeto arquitetônico. O processo feito pelo Pred Simples, no entanto, está condicionado à análise e aprovação do projeto e, posterior, emissão de licença.

Para dar mais agilidade à regularização junto ao município, o requerente pode optar pela modalidade que melhor lhe atende (Pred Fácil ou Simples) e apresentar a documentação completa, inclusive, com projeto simplificado, em casos aplicáveis. Os documentos previstos podem ser acessados por meio do Portal da Prefeitura.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) informou que, de janeiro a outubro de 2023, foram emitidos um total de 1.981 alvarás (construção, reforma e ampliação). Desde o início do ano, o município recebeu 276 denúncias de obras a serem averiguadas feitas por populares por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM) - (34) 3238.2800 e Ouvidoria.

O Município esclareceu ainda que o Núcleo de Fiscalização de Obras da Seplan não se limita à verificação de denúncias e que a fiscalização de obras irregulares é realizada pelos fiscais do Núcleo, que analisam, in loco, o histórico, georreferenciamento e a documentação. Segundo o Município, até 16 de novembro deste ano, foram emitidos 432 notificações e autos de infração. Este número compreende as 276 denúncias mais 156 ações executadas pelos fiscais da pasta, perfazendo o total supracitado.

A Prefeitura ressalta que, no ano de 2023, a Seplan recebeu aproximadamente 600 solicitações de regularização por meio do Programa Municipal de Regularização de Edificações (Pred) LC. 745/2022, que contempla obras já construídas sem alvará e que possuem alguma irregularidade quanto ao Código de Obras. No mesmo período, houve 155 solicitações de aprovação de Levantamento Cadastral via Código de Obras LC 524/2011, que também se refere às obras já construídas sem alvará, mas sem irregularidades. As duas situações referem-se a processos de regularização.

Atualmente, por exemplo, a Prefeitura concede regularização de imóveis em Uberlândia em até um dia por meio do Pred, que permite que proprietários de imóveis estejam regulares junto à Seplan

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90