Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/11/2023 às 10h05min - Atualizada em 14/11/2023 às 10h05min

Uberlândia registra recorde no consumo de água

Dmae esclarece que consumo no fim de semana foi quase o triplo do recomendado pela ONU

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Apesar do alto consumo, autarquia afirmou que não há risco de desabastecimento na cidade I Foto: Comunicação/Dmae

Uberlândia registrou recorde no consumo de água no último fim de semana, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Devido às altas temperaturas na cidade, o uso de água por habitante foi quase o triplo do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A organização esclarece que o consumo médio diário de água recomendado é de 110 litros por pessoa. Em Uberlândia, a média já é naturalmente mais alta, com um consumo médio per capita de 259,5 litros. Durante os dois dias do fim de semana, o consumo médio foi de 307,86 litros. No domingo (12), o registro foi de 320,40 litros por habitante, quase o triplo do recomendado.

Apesar do recorde, o Dmae informa que o consumo acelerado devido à onda de calor não deve causar desabastecimento na cidade. 
“Hoje, se somarmos as três Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Uberlândia, estamos tratando quase 4.000 litros de água por segundo, o que é o suficiente para abastecer todas as caixas d’águas das residências. Entretanto, existem as manutenções e diversos outros fatores que podem interromper o abastecimento da rua temporariamente e, nestes casos, as casas que não possuem o reservatório doméstico podem ficar sem água”, disse o diretor-geral da autarquia, Renato Rezende.

Por mais que o Dmae faça a captação e o tratamento de água suficientes para abastecer toda a população de Uberlândia, Renato afirma que é importante ressaltar que o recurso hídrico é finito e deve ser preservado e utilizado de forma consciente.

“Sabemos que é uma época de muito calor, o que causa um maior consumo de água, mas é preciso utilizá-la da maneira mais consciente possível. Não é a melhor época para enchermos a piscina ou lavarmos o carro todo fim de semana, por exemplo. Além disso, devemos evitar lavar a calçada com a mangueira e também tomar banhos muito demorados”, afirmou.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tarifas de pedágio ficam mais caras em praças da BR-365 em Uberlândia e região; confira

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90