Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/11/2023 às 09h40min - Atualizada em 10/11/2023 às 09h40min

Concurso da PM oferta 147 vagas em Uberlândia; veja como participar

Certame tem oportunidades em todo o estado de Minas Gerais; remuneração é de R$ 4,3 mil

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Das 147 vagas ofertadas para Uberlândia, 132 são para soldados do sexo masculino e 15 para soldados do sexo feminino I Foto: PMMG/Divulgação

A Polícia Militar (PM) divulgou, nesta semana, o concurso da corporação com vagas de nível superior para o cargo de soldado. Em todo o estado de Minas Gerais, são ofertadas 2,9 mil vagas para o sexo masculino e feminino. Para a 9ª Região de Polícia Militar (RPM), que integra a cidade de Uberlândia, são disponibilizadas 147 oportunidades.

As inscrições para o concurso da PM começam no dia 8 de janeiro de 2024 e se estendem até 6 de fevereiro de 2024. A previsão é de que as provas aconteçam em março do ano que vem. Das 147 vagas de Uberlândia, 132 são para soldados do sexo masculino e 15 para soldados do sexo feminino.

A remuneração de soldados da Polícia Militar é de R$ 4.360,83. Além da remuneração, os aprovados receberão benefícios como abono fardamento, assistência médico-hospitalar, assistência psicológica e odontológica, entre outros. Há alguns requisitos básicos para se candidatar às vagas. Veja abaixo:

• Ser brasileiro (a);

• Ter nível superior de escolaridade;
• Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
• Ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade;
• Ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”;
• Ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
• Ter sanidade física e mental;
• Ter aptidão física;
• Ser aprovado em avaliação psicológica;
• Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

A PM esclarece que os requisitos são avalidos de acordo com critérios específicos. A verificação dos requisitos relacionados à altura, saúde física, aptidão física, avaliação psicológica e ausência de tatuagens incompatíveis é realizada durante os exames de saúde, teste de capacitação física e avaliações psicológicas.

PROVA OBJETIVA
A prova objetiva do concurso é uma etapa crucial do processo seletivo, sendo de natureza eliminatória e classificatória. Ela terá um total de 100 pontos e consistirá em 50 questões de múltipla escolha. Cada questão apresentará 4 alternativas de resposta, das quais apenas uma deve ser escolhida pelo candidato.

Cada questão terá o valor de 2 pontos, totalizando os 100 pontos possíveis. As questões podem abranger temas interdisciplinares. Serão cobradas 20 questões de língua portuguesa, cinco de literatura, cinco de noções de língua inglesa, 10 de noções de direito e direitos humanos e 10 de raciocínio lógico-matemático.

A segunda fase do processo seletivo consiste nas avaliações psicológicas e exames de saúde. Por fim, na terceira fase, são convocados os candidatos mais bem classificados para a avaliação física militar.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Fim de semana deve ser de calor intenso em Uberlândia; veja a previsão

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90