Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2023 às 14h35min - Atualizada em 07/11/2023 às 14h35min

Parque do Sabiá completa 41 anos nesta terça-feira (7)

Principal cartão-postal da cidade foi inaugurado em 1982; local é frequentado por mais de 10 mil pessoas todos os dias

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Espaço passou por inúmeras transformações e proporciona aos seus frequentadores, de forma gratuita, diversas opções para a prática de atividades esportivas I Foto: PMU/Divulgação

Principal cartão-postal de Uberlândia, o Parque do Sabiá completou 41 anos de idade nesta terça-feira (7). Um dos locais mais queridos pela população local, o parque começou a ser construído em dezembro de 1977 e foi inaugurado no dia 7 de novembro de 1982. Atualmente, o Parque abre todos os dias e oferece diversas opções de atividades esportivas e de lazer.

De acordo com pessoas que participaram da construção, o espaço recebeu este nome pelo fato de o local ter uma grande quantidade de ninhos dessa espécie de pássaro. O Parque do Sabiá possui uma área total de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde e uma pista de 5km de extensão.

“O Parque do Sabiá é o local preferido de pessoas das mais diversas faixas etárias, pois oferece à população excelentes opções para prática de atividades físicas, além das mais belas paisagens da região. E tudo isso de forma confortável, segura e gratuita”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

O Parque do Sabiá é frequentado diariamente por mais de 10 mil pessoas de todas as idades. Além da pista de corrida, caminhada e ciclismo, a comunidade uberlandense pode utilizar as quadras, piscinas, campos, parque infantil, represa, zoológico, aquário e uma extensa área verde. No local, há ainda pedalinho e trenzinho para diversão, principalmente das crianças.

Por falar em crianças, o Mundo da Criança é um dos maiores atrativos do complexo. Os pequenos podem desfrutar do parque infantil, que possui brinquedos como escorregadores, gangorras, carrosséis e balanços. O espaço também é ideal para os amigos, que podem fazer um piquenique no gramado do parque. Enquanto isso, os pais e familiares podem aproveitar os benefícios do contato com a natureza.

PISTA DE CAMINHADA
Com extensão de 5.100 metros, a pista asfaltada praticamente circula todo o complexo. Existem ainda as opções com trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Quem faz caminhada no Parque do Sabiá tem o privilégio não só de fazer a caminhada num local de ar puro, mas também de apreciar a beleza do verde, da represa, enfim, de todo o local.

Para quem deseja pedalar com segurança, o parque dispõe de uma ampla ciclofaixa, aberta de segunda a sábado, das 10h às 16h. É preciso realizar um breve cadastro na Sede da Futel, ao lado do Mundo da Criança, para ter livre acesso à área de ciclistas.

Além disso, quem vai ao parque não pode deixar de conhecer o aquário e o zoológico. O local conta com uma variedade enorme de animais, já que o aquário possui cerca de 30 espécies de peixes e o zoológico conta com mais de 250 animais, tais como onças pintadas, lobo guará e araras. Ambos funcionam das 8h às 17h, sendo que o zoológico fecha às segundas e o aquário funciona apenas de segunda a sexta. Vale a pena tirar algumas horinhas para conhecer o ambiente.

A população pode aproveitar também o projeto Agita Uberlândia, realizado pela FUTEL. A prática costuma reunir cerca de 300 pessoas por dia, movimentando o fim de tarde no Parque do Sabiá. A atividade acontece diariamente, entre 18h30 e 19h30, logo na entrada do Parque, no bairro Tibery.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

COMPLEXO ESPORTIVO
O Complexo Virgílio Galassi, que atualmente engloba o Estádio Parque do Sabiá, a Arena Sabiazinho e o Parque Aquático, começou a ser construído em julho de 1977, em uma área de 1.850.000 m². A Arena Sabiazinho foi inaugurada em 2007.

Em sua administração, Galassi queria criar um local onde a população tivesse acesso gratuito a atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foi formada a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu. Um grande lago artificial foi construído na época e recebeu inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região.

O Estádio Parque do Sabiá foi inaugurado em 27 de maio de 1982. Com capacidade para receber 40 mil pessoas, o estádio é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o nono maior estádio brasileiro.

A abertura do local foi realizada com um jogo amistoso entre a Seleção Brasileira e a Irlanda do Norte. O jogo foi vencido pelos brasileiros com placar de 7 a 0. O primeiro gol foi marcado por Paulo Roberto Falcão. O registro é que mais de mais de 75 mil pessoas tenham comparecido ao local para prestigiar a partida.

O estádio foi também palco da principal conquista do Uberlândia Esporte, o título de campeão da Copa CBF em 1984, além de outros amistosos da Seleção Brasileira contra Chile, Paraguai e Bulgária. O Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, o Campeonato Brasileiro de Clubes e o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, fora os jogos de vários times pelo Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores também foram realizados no Sabiá.

Com capacidade para 6 mil pessoas, a Arena Multiuso Tancredo Neves, popularmente conhecida como Sabiazinho, possui uma estrutura completa para sediar grandes competições esportivas e eventos culturais. A arena possui quadra poliesportiva, arquibancada, tribuna de honra, sala de imprensa, bar, lanchonete, sanitários, alojamentos e vestiários, além de departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, academia, amplo estacionamento, salas de aula e espaços para exposições e atendimento às crianças e às pessoas da terceira idade.

O local já sediou grandes eventos como finais das superliga feminina de vôlei, jogos da seleção brasileira de futsal, uma etapa qualificatória da Copa Davis de Tênis, Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino e grandes shows nacionais e internacionais.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
 
• Pista de caminhada, academias ao ar livre, Mundo da Criança, Jardim Sabiá, Nova Arena Park, Arena Beach Tennis e quadras esportivas – Segunda a quinta, das 5h às 21h (entrada permitida até as 20h); e aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 22h (entrada permitida até as 21h)

• Ciclismo Diurno – De segunda a sábado, das 10h às 16h

• Ciclismo Noturno (treinamento) – De segunda a quinta, das 20h30 às 23h

• Pedal da Família – Sextas-feiras, das 20h30 às 23h

• UDIBike Parques (empréstimo de bicicletas) – De terça a sexta-feira, das 10h às 16h

• Patins – De segunda a sábado, das 10h às 16h, e aos sábados, das 21h às 23h

• Pedalinho – Domingos, das 10h às 16h

• Trenzinho – Domingos, das 10h às 16h

• Piscinas – Domingos, das 10h às 16h


VEJA TAMBÉM:

Atual campeão, Praia Clube estreia na Superliga nesta terça (7)

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90