Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 08/10/2023 às 08h00min

Uberlândia é destaque em ranking do patrimônio cultural; veja lista de bens tombados na cidade

Pelo terceiro ano consecutivo, cidade teve a maior pontuação do Triângulo Mineiro

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Pelo terceiro ano consecutivo, Uberlândia foi eleita a cidade do Triângulo Mineiro com a maior pontuação na classificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Patrimônio Cultural. O ranking leva em consideração a promoção, proteção e conservação dos 26 bens tombados como Patrimônio Histórico do município. Confira abaixo quais são eles.

De acordo com o levantamento do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Uberlândia atingiu 21,85 pontos na classificação de 2023, superando os 21,75 pontos alcançados na classificação do ano passado. À frente do município, ficaram cidades como Mariana e São João Del Rei, que tiveram, respectivamente, 66,29 pontos e 34,88 pontos.

“Nosso município possibilita inúmeras experiências culturais à população a partir dos patrimônios que possui. São praças, igrejas, teatros, cinemas, museus, temos também a Oficina Cultural, a Casa da Cultura, enfim, diversos pontos que evidenciam a riqueza cultural e artística de Uberlândia. Estar nesta posição, em relação às demais cidades da região, mostra que estamos no caminho certo”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

CLASSIFICAÇÃO 

  • Mariana: 66,29 pontos
  • São João Del Rei: 34,88 pontos
  • Uberlândia: 21,85 pontos
  • Patos de Minas: 19,46 pontos
  • Uberaba: 19,39 pontos
  • Juiz de Fora: 18,88 pontos
  • Belo Horizonte: 15,60 pontos
  • Ituiutaba: 12,97 pontos
  • Betim: 13,70 pontos
  • Contagem: 11,78 pontos
  • Montes Claros: 10,67 pontos
 

O RANKING
Conforme os critérios da Lei Robin Hood, recebem os repasses relativos à respectiva cota-parte do ICMS as cidades que estruturarem sua política municipal de patrimônio cultural, desenvolverem e colocarem em prática, com a participação da comunidade e dos Conselhos de Patrimônio Cultural, ações de proteção, conservação e promoção dos bens culturais.

Para participar da classificação do ICMS Patrimônio Cultural, Uberlândia realizou todas as etapas deliberadas pelo Iepha, divididas em três quadros:

- No quadro um, o município encaminhou a documentação relativa à política municipal de proteção do património, que diz respeito a criação de conselhos, tombamentos, inventários, registros e legislação que assegura a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao proprietário de bens tombados que protegem o patrimônio, entre outros. Ainda no primeiro quadro foram demonstrados os investimentos e as despesas financeiras investidas em bens culturais.

- No quadro dois, o Município de Uberlândia constou o inventário de proteção, novos processos de tombamento, complementos de dossiês de tombamentos e processos de registros sobre os patrimônios imateriais.

- Já no quadro três, foram apresentados os laudos técnicos de vistoria dos prédios tombados públicos e privados e o relatório de implementação das ações de salvaguarda relativas aos bens registrados, como os repasses financeiros, convênios, empréstimos, ou seja, todas as ações relativas aos bens registrados. Também foram declaradas as ações de educação patrimonial, gestão cultural de artistas e espaços culturais. Neste quesito, no caso de Uberlândia, foi demonstrada a elaboração do Plano de Educação Patrimonial que será executado durante os próximos quatro anos.
 

BENS TOMBADOS DE UBERLÂNDIA

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE MIRAPORANGA
Construída entre 1850 e 1852, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Miraporanga marcou o surgimento de Uberlândia e tem sua importância arquitetônica como referência do estilo colonial primitivo, hoje raridade no Brasil. O local foi tombado como patrimônio histórico local em 1968.

CONJUNTO PRAÇA CLARIMUNDO CARNEIRO
O primeiro nome que o complexo recebeu foi “Praça da Liberdade”. Com poucas alterações ao longo dos anos, a obra foi inaugurada em julho de 1917, e era o lar da administração municipal. A praça foi tombada como patrimônio de Uberlândia em 1985.

OFICINA CULTURAL
A Oficina Cultural é um dos principais espaços usados pelos artistas locais de Uberlândia. O local oferece oficinas, espetáculos de dança, artesanato, literatura e música. O espaço foi construído em 1929 para ser a residência do Coronel Clarimundo Carneiro, mas foi adquirido pelo então prefeito Paulo Ferolla em 1995, que reformou o imóvel e instalou a primeira Oficina Cultural do Estado. Foi tombada em 1985 como Patrimônio Histórico do Município.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A construção da igreja mais famosa da cidade começou em 1893, em um terreno vago que atualmente é conhecido como a Praça do Rosário. Atualmente, o local celebra a Festa do Congado, uma das mais tradicionais da cultura afrodescendente de Uberlândia.

PRAÇA TUBAL VILELA
A praça Tubal Vilela data do ano de 1898, quando ela começou a ser projetada. O primeiro nome do local foi “Praça da República”, mas ganhou seu atual nome em 1958, em homenagem ao ex-prefeito da cidade. A inauguração aconteceu no aniversário de Uberlândia, no dia 31 de agosto de 1962.

ESCOLA ESTADUAL DE UBERLÂNDIA
Conhecido popularmente como “Museu”, a Escola Estadual de Uberlândia teve sua história iniciada em 1915, com a instalação do Ginásio de Uberabinha, instituição particular que funcionava como uma casa alugada. O prédio tem importância arquitetônica histórica, com forte presença neoclássica.

ESCOLA ESTADUAL DR. DUARTE PIMENTEL DE ULHÔA
A escola começou a ser construída em 1926 pelo Governo de Minas Gerais, sendo que a obra ficou pronta em 1930. Foi em 1932 que o local entrou em funcionamento, com o nome “Grupo Escolar Minas Gerais”. O atual nome foi dado em 1934, em homenagem ao juiz de Direito de Uberlândia.

UBERLÂNDIA CLUBE
Inaugurado em 1957, o Uberlândia Clube era um clube privado, que era ocupado por famílias representativas da elite social uberlandense. O prédio representava a modernidade arquitetônica e hoje não é mais restrito a sócios. Seus salões são alugados para diversas festas, assim como o bar e a boate.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SOBRADINHO
A Estação Ferroviária de Sobradinho foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1896, época áurea das estradas de ferro do país. O local foi, durante muitos anos, uma das principais fontes de deslocamento de passageiros e mercadorias entre o centro-oeste brasileiro e o sudeste do país.

PALACETE ÂNGELO NAGHETTINI
Localizado na avenida Afonso Pena, o palacete foi construído entre 1925 e 1927. Quando inaugurado, o edifício era o mais alto de Uberlândia e um dos mais requintados. Ele foi projetado para abrigar a residência da família Naghettini. Depois da morte do Sr. Naghettini, em 1970, a divisão dos cômodos do térreo foi alterada e alugados para estabelecimentos comerciais.

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO CARMO
A imagem de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro bem móvel não integrado a ser elevado à categoria de patrimônio cultural protegido. Ela estava presente na Capela de Nossa Senhora do Rosário em Miraporanga, mas não se sabe como ela chegou até o local.

FESTA DO CONGADO
A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia é uma das principais atrações da cidade. Os desfiles acontecem no segundo domingo de outubro pela cidade, especialmente nas proximidades da Igreja do Rosário.

ANTIGA E ATUAL BIBLIOTECA MUNICIPAL
A construção do prédio da antiga Biblioteca Municipal se deu em 1846. Desde então, ela foi demolida, se transformou em uma matriz de Nossa Senhora do Carmo, abrigou a Estação Rodoviária da cidade e virou biblioteca em 1976. A nova biblioteca foi inaugurada em 2020, no Centro Municipal de Cultura, e também é tombada como patrimônio histórico cultural.

SEDE DO CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DE UBERLÂNDIA
A sede compreende um conjunto de edifícios que foram construídos em momentos diferentes ao longo do tempo. O imóvel, que preserva quase integralmente suas características originais, é um dos exemplares da arquitetura Art Déco na cidade, e é uma importante referência para a memória do movimento operário de Uberlândia.

PAINÉIS DE GERALDO QUEIROZ
Os painéis de Geraldo Queiroz estão espalhados pela cidade e mostram trabalhos do artista, evidenciando o nacionalismo, a ascendência europeia, as festas juninas celebradas na região e a ciranda, além do ruralismo de fazendeiros e coronéis de Uberlândia à época.

ESCOLA ESTADUAL ENÉAS DE OLIVEIRA GUIMARÃES
A escola foi construída no final do século XIX por Tonico Rezende, para ser um armazém. A construção original tinha telhas de Marselha, na França, vidros da Bélgica, ferramentas e ferragens da Inglaterra, portas e janelas de Portugal e madeiras de pinho da Lituânia.

FOLIA DE REIS
Tradição cristã trazida por portugueses e espanhóis no século XIX, a Folia de Reis é uma tradição de Uberlândia há muitos anos. Estima-se que a celebração esteja presente no Brasil há 521 anos.

CAPELA DA SAUDADE
Localizada na região de Cruz Branca, a Capela da Saudade foi construída em 1899 e tem grande valor simbólico e sagrado para as comunidades no entorno, além de sua importância para a religiosidade rural.

IGREJA ESPÍRITO SANTO DO CERRADO
Localizada no bairro Jaraguá, a igreja foi projetada em 1975. Além de ser um conjunto formado pelo espaço de celebração, a igreja também foi constituída para ser uma residência para três religiosas.

PRAÇA DO ROSÁRIO
A Praça que abriga a Igreja do Rosário está localizada no Centro de Uberlândia, e é um elemento fundamental na formação da identidade do povo uberlandense. As primeiras famílias locais se aglomeraram e construíram o núcleo urbano no entorno da primeira capela existente no local.

TEATRO GRANDE OTELO
Construído em 1966, o Teatro Grande Otelo também é importante para a formação da identidade cultural de Uberlândia. Após anos em desuso, o local deve ser reformado para ser um ativo cultural da cidade novamente.

MERCADO MUNICIPAL

O Mercado Municipal foi inaugurado em 25 de dezembro de 1944, sendo construído para abrigar o comércio local de hortifrutigranjeiros, e desta forma, funcionou por mais de seis décadas. Hoje, o local recebe eventos culturais e comércio de produtos artesanais, frutas e verduras.

RESIDÊNCIA CHACUR
Não há documentação que informe a data exata da construção do imóvel, mas as características arquitetônicas apontam para meados da década de 1920. Em 2015, o imóvel foi vendido e passou por um processo de restauração para abrigar uma clínica de fisioterapia.

CASA DA CULTURA

Um dos principais patrimônios históricos de Uberlândia, a Casa da Cultura é um espaço aberto à comunidade e usado por artistas para desenvolverem projetos culturais, como recitais, lançamentos de livros, apresentações, exposições de arte, dentre outros. A construção do espaço foi finalizada em 1922.

IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES
A Igreja foi construída na primeira metade do século XX. A paróquia é atualmente coordenada pelo Padre Márcio Antônio Gonçalves, que promove atividades religiosas diariamente, com a realização de missas, novenas, terços, dentre outros.



VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90