Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/09/2023 às 10h00min - Atualizada em 24/09/2023 às 10h00min

Polícia Civil abre votação para escolher nomes dos novos cães; veja como participar

Filhotes já estão em treinamento para auxiliar nas ações policiais; resultado será divulgado em outubro

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os filhotes nasceram no dia 16 de agosto | Foto: PCMG / Divulgação

Uma votação pública foi aberta nesta sexta-feira (22) para escolher os nomes dos novos filhotes de cachorro da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A população pode participar por meio do site do órgão até 3 de outubro. O resultado será divulgado no dia 4 do mesmo mês. 

 

Os filhotes nasceram no dia 16 de agosto através do cruzamento entre os cães policiais Luna e Glock, das raças pastor alemão e pastor belga malinois. A comunidade pode escolher entre Athos, Argos ou Horus, para o primeiro filhote, e Colt, Rock e Sig, para o segundo. 

 

Segundo o coordenador de Operações com Cães (COC) da PCMG, Mateus Picinin, ambos os filhotes estão passando por treinamentos de obediência, controle e de detecção, por meio de exercícios simples de captura de movimentos e, principalmente, de socialização, sempre baseado em atividades lúdicas para o cão.

 

“A evolução é gradativa e conforme a resposta de cada filhote. É importante salientar que nem todos mostram aptidão para o trabalho. O tutor já pode ser designado nesse momento ou conforme a adaptação de cada um”, explicou. 

 

O órgão conta com nove cães das raças border collie, cocker spaniel, pastor alemão e pastor belga de malinois, além de outros seis em avaliação e treinamento. Os animais são preparados para dar apoio na localização de entorpecentes e, futuramente, também poderão auxiliar na localização de cadáver e de pessoas. 

 

Além da atuação nos casos policiais, os cães da PCMG participam também do trabalho de "Terapia Assistida por Animais", que consiste em acompanhar pacientes com dificuldades motoras na realização de exercícios fisioterapêuticos, sempre acompanhados com um profissional da saúde.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90