Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/09/2023 às 18h45min - Atualizada em 20/09/2023 às 18h45min

Operação de combate à mineração ilegal de ouro cumpre mandado em Uberlândia

Investigações identificaram indícios de contrabando para a Europa; ação policial aconteceu em oito estados

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Alvos deverão responder por usurpação de bens da União | Foto: Polícia Federal/Divulgação

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta quarta-feira (20), no bairro Jardim Brasília, em Uberlândia, durante a "Operação Emboabas", deflagrada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Receita Federal. A ação policial tem o objetivo de desarticular esquemas criminosos envolvendo mineração ilegal de ouro.

 

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca em oito estados. Além de Uberlândia, a operação aconteceu em Manaus (AM), Anápolis (GO), Ilha Solteira (SP), Areia Branca (RN), Ourilândia do Norte (PA), Tucumã (PA) e Santa Maria das Barreiras (PA). Também foi deferida ordem de sequestro de bens no montante total de mais de R$ 5,7 bilhões.

 

As investigações tiveram início no estado de Amazonas, que identificou indícios de contrabando de ouro para Europa, após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg de ouro com o intuito de entregá-los a norte-americanos. 

 

Segundo a PF, a organização criminosa adquire ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas.

 

Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa, lavagem de dinheiro, extração ilegal do ouro, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e outros tipos penais.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

 

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90