Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/09/2023 às 12h00min - Atualizada em 18/09/2023 às 12h00min

Corpos dos empresários de Uberlândia mortos em acidente aéreo no Amazonas são liberados

Vítimas estavam em avião que caiu na cidade de Barcelos no último sábado (16)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Corpos foram levados para a capital amazonense em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) I Foto: Mauro Neto/Secom Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas liberou, na madrugada desta segunda-feira (18), os corpos das 14 vítimas do acidente aéreo ocorrido em Barcelos (AM). Dentre os envolvidos, estão quatro empresários de Uberlândia, incluindo Euri Paulo dos Santos, Guilherme Boaventura Rabelo, Heudes Freitas e Luiz Carlos Cavalcante Garcia. 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais irá atuar no translado das vítimas de Uberlândia. A previsão é que a corporação desloque dois aviões, por volta das 5h desta terça-feira (19), deixando o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) em Belo Horizonte, com destino a Goiânia, para onde os corpos foram levados pela Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa é que as vítimas cheguem em Uberlândia na terça à noite.

A força-tarefa para o resgate dos corpos foi montada pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Amazonas (DPTC), seguindo protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres. Desde a noite de sábado (16), quando ocorreu o acidente, e durante todo o domingo (17), foram coletados os prontuários civis das vítimas, após solicitação do Instituto de Identificação aos estados de Goiás, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Roraima e Paraná.
 
No domingo, os corpos foram levados para a capital amazonense em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma ação que incluiu os órgãos de Segurança Pública do Governo do Amazonas. De acordo com a diretora do IML, Sanmya Leite, assim que os corpos foram levados ao instituto, os técnicos realizaram a necropsia e as coletas das digitais para serem confrontadas com os prontuários civis e posterior emissão do Laudo de Identificação.
 
“Os corpos vieram documentados, uma vez que todas as vítimas portavam os documentos pessoais na hora do acidente. Foram identificadas por metodologia técnico-científica, que é a necropapiloscopia, e a liberação ocorreu no início da madrugada”, explicou.

Por meio das redes sociais, o prefeito Odelmo Leão lamentou a morte dos empresários de Uberlândia. Além disso, destacou a perda de Hamilton Reis e Fábio Ribeiro, figuras atuantes na cidade. 

"Muito triste com a notícia da trágica morte de quatro empresários de Uberlândia em um acidente aéreo no interior do Amazonas neste sábado (16). Euri, Guilherme, Heudes e Luiz Carlos rumavam ao Rio Negro para uma tarde de lazer e pescaria, a grande paixão de todos, e perderam a vida. Envio minhas condolências aos amigos, familiares e colegas de jornada. E que Deus receba vocês em Sua morada de paz e conforto", lamentou Odelmo.

  
TRABALHO MINUCIOSO 
O diretor do Instituto de Identificação, Mahatma Porto, explicou o trabalho realizado pelas equipes de identificação, ressaltando que em eventos onde acontecem muitas mortes, é preciso que haja uma identificação inequívoca de cada indivíduo.
 
“Não pode haver um simples reconhecimento, uma vez que muitas vezes os corpos estão irreconhecíveis. Não foi este o caso, pois os corpos estavam bem preservados, mas o método científico que atesta a individualização de uma pessoa é a identificação pelas suas impressões digitais, a princípio”, explicou.
 
O trabalho da força-tarefa incluiu seis etapas, começando pela solicitação dos prontuários civis das vítimas de outros estados, transporte dos corpos para Manaus, coleta das digitais e envio para o Instituto de Identificação, confrontação com os prontuários civis, emissão de laudos e envio para o IML, até a liberação do corpo pelo médico legista.

O ACIDENTE 
A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava os 12 turistas a bordo, além do piloto e do copiloto. O avião saiu da capital Manaus com destino à cidade de Barcelos, no interior do estado, conhecida pelo turismo de pesca. A queda aconteceu quando o avião tentava pousar na cidade. Chovia forte no momento do desastre. As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pela Polícia Civil do Amazonas e pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII).

Veja abaixo da lista de vítimas do acidente:
 
• Renato Souza de Assis (GO)

• Marcos de Castro Zica (GO)
• Witter Ferreira de Faria (MG)
• Gilcresio Salvador de Medeiros (GO)
• Roland Montenegro Costa (MA)
• Fábio Ribeiro (PR)
• Luiz Carlos Cavalcante Garcia (SP)
• Guilherme Boaventura Rabelo (MG)
• Hamilton Alves Reis (SP)
• Heudes Freitas (MG)
• Euri Paulo dos Santos (MG)
• Fabio Campos de Assis (GO)
• Leandro Costa de Souza – (RR) - piloto
• Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior (CE) – copiloto

*Matéria atualizada às 17h30 para atualização de informações.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Empresários de Uberlândia morrem em acidente de avião no interior do Amazonas

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90