Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/09/2023 às 11h40min - Atualizada em 18/09/2023 às 11h40min

Onda de calor: Uberlândia pode registrar recorde de temperatura nesta semana

Termômetros podem superar a marca dos 37ºC, de acordo com climatologista

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Previsão do Inmet aponta possibilidade de chuva isolada nesta segunda-feira (18) I Foto: ARQUIVO DIÁRIO

Uma onda de calor prevista para esta semana em todo o país deve elevar ainda mais as temperaturas em Uberlândia e no Triângulo Mineiro. Dois alertas emitidos pelas empresas Clima Tempo e MetSul apontam que os termômetros podem registrar temperaturas recordes. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 37°C entre segunda (18) e a próxima sexta-feira (22), com umidade mínima na casa dos 20%. De acordo com o climatologista Rildo Costa, a onda de calor deve ser percebida com mais intensidade no Triângulo Mineiro no fim da semana.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O fenômeno é ocasionado por uma massa de ar quente, podendo trazer até mesmo riscos à saúde da população. Segundo o especialista, se a temperatura chegar aos 40°C nesta semana, será um recorde para Uberlândia. "Existe uma previsão de onda de calor sim, principalmente para quinta e sexta-feira. A onda de calor vai pegar o Triângulo Mineiro também. A temperatura em Uberlândia deve variar entre 22°C e 37°C, podendo chegar a 37,5°C ou 38°C", disse o climatologista.


De acordo com o comunicado do Clima Tempo, o calor será "frequente e intenso, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas".

"A Clima Tempo ALERTA para o desconforto e mal-estar, além de outros problemas de saúde decorrentes do calor constante e excessivo para os próximos dias. A população também deve se manter hidratada e com atenção para a prática de atividades físicas ao ar livre durante os picos de calor. A umidade relativa do ar volta ficar em atenção e, até, em alerta em muitos municípios, em especial do sertão e interior do Nordeste. Parte dos estados de Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, seguem com este alerta para a secura do ar.", informou a empresa. 



Imagem: Clima Tempo


PREVISÃO
Conforme a previsão do Inmet, nesta segunda o dia será com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada pela manhã. A temperatura mínima é de 21°C e a máxima é de 37°C. A umidade máxima pode chegar aos 65%. Na terça (19), a mínima sobe para 22°C e o céu se abre, ficando claro durante todo o dia e encoberto à noite.

A temperatura máxima cai ligeiramente para 36°C na quarta-feira (20). O dia terá poucas nuvens e a tendência é de que a mínima fique em 19°C. Na quinta (21), os termômetros marcam entre 18°C e 34°C, com céu aberto. Na sexta o tempo fica parecido, com queda na temperatura mínima para 17°C. A máxima é de 35°C.

 
Segunda-feira (18)
Mínima: 21ºC
Máxima: 37ºC

Terça-feira (19)
Mínima: 22ºC
Máxima: 37ºC

Quarta-feira (20)
Mínima: 19ºC
Máxima: 36ºC

Quinta-feira (21)
Mínima: 18ºC
Máxima: 34ºC

Sexta-feira (22)
Mínima: 17ºC
Máxima: 35ºC





VEJA TAMBÉM:

Empresários de Uberlândia morrem em acidente de avião no interior do Amazonas


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90