Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/09/2023 às 15h02min - Atualizada em 05/09/2023 às 15h02min

Etapa urbana da vacinação antirrábica começa no sábado (9) em Uberlândia; confira os pontos de imunização

Serão disponibilizados 37 postos fixos e 200 itinerantes na cidade

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A estimativa é vacinar 70 mil cães e gatos | Foto: Secom/PMU

A etapa urbana da 39ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica será iniciada no próximo sábado (9), em Uberlândia. A estimativa é vacinar 70 mil cães e gatos. Confira os locais de imunização aqui.

A vacinação acontecerá até o dia 16 de setembro.  Os proprietários podem levar os animais a um dos 37 pontos fixos ou nos mais de 200 postos itinerantes, sempre das 8h às 17h. Os pontos de imunização foram mapeados para atender a todos os setores da cidade

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, reforça a importância da vacinação e dá algumas dicas para que a imunização dos cães e gatos seja feita com segurança.

“A vacina é gratuita e disponibilizamos pontos fixos e itinerantes para atender todo mundo. É fundamental que a população leve os cachorros nas coleiras para facilitar a aplicação da dose. Para animais de grande porte ou agressivos, também é essencial o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. Essas são medidas essenciais para manter a segurança dos donos e dos vacinadores durante o processo”, explicou.

A coordenadora ressaltou ainda que não é necessário levar o cartão para garantir a imunização. “Será entregue aos proprietários um comprovante que poderá ser anexado ao documento posteriormente”, acrescentou.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Segundo Lílian, caso o animal não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90