Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/09/2023 às 10h15min - Atualizada em 01/09/2023 às 10h15min

Temporal com rajadas de 70 km/h provoca estragos e cancelamento de shows do Camaru

Chuva que atingiu a cidade nesta quinta (31) danificou palco no Parque de Exposições; climatologista fala sobre fenômeno raro

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uma tempestade, acompanhada de ventos que atingiram a marca de 70 km/h, atingiu a cidade de Uberlândia, na tarde desta quinta (31), provocando estragos e cancelamento de shows previstos na abertura do Camaru. 

De acordo com a Defesa Civil, o Distrito de Cruzeiro dos Peixotos foi um dos mais afetados, com um acumulado de chuva de 45.2mm. O Distrito Industrial registrou 20.6mm de chuva, enquanto o Shopping Park acumulou 23.6mm. Imagens registradas pela produção do Diário mostram a ventania no setor Sul da cidade. 

VEJA VÍDEO:

VÍDEO: LUAN BORGES/DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas 26 ocorrências envolvendo queda de árvores. Algumas delas caíram sobre postes de energia, interrompendo o serviço em algumas áreas. Além disso, foram registrados danos em residências, incluindo destelhamentos.

No bairro Patrimônio, 
uma árvore de grande porte caiu sobre um carro na avenida Francisco Galassi. Ninguém ficou ferido, mas a via precisou ser interditada. Segundo os Bombeiros, equipes estão trabalhando na manhã desta sexta (1º) para a retirada da árvore.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

QUEDA DE ENERGIA
Em relação às ocorrências de queda de energia, a Cemig informou que a maioria foi atendida ainda nesta quinta, restando ainda algumas pontuais, muitas vezes localizadas na instalação do cliente, que necessitam de atuação direta no local e, por isso, demandam mais tempo para atendimento.  
 
Segundo a concessionária, o temporal causou o lançamento de vegetação e grande quantidade de objetos contra a fiação, provocando danos à rede elétrica e afetando parcialmente o fornecimento de energia para clientes de regiões do município, como os bairros Shopping Park, Jardim Karaíba, Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira. 
 
A Cemig destacou que desde o início das ocorrências, inclusive na madrugada desta sexta, equipes atuaram para restabelecer a normalidade do fornecimento. A concessionária destacou que, para atendimento às ocorrências no sistema elétrico, a companhia prioriza sempre casos de urgência e os que podem representar risco à população, como cabos partidos e árvores, galhos ou objetos sobre a rede.
 
Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia, e aguardar a chegada dos técnicos especializados da Cemig. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, não devem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116.





O Parque de Exposições Camaru também foi atingido pela tempestade, que provocou danos em algumas de suas estruturas, especialmente montadas para a feira agropecuária que ocorre nesta semana.

O Sindicato Rural de Uberlândia anunciou que, devido às condições climáticas adversas previstas para o dia, os shows
 com Guilherme e Santiago, Lucas Lucco e Bielzinho, programados para esta quinta-feira, foram cancelados. A organização está avaliando a possibilidade de remarcar esses shows para uma nova data.

Ainda segundo a organização, os danos no parque foram concentrados nas instalações do palco, que já está sendo reparado. A inspeção geral do local será realizada para garantir que o evento prossiga com normalidade nos próximos dias. A programação de shows deve ser retomada nesta sexta (1º).

VEJA VÍDEO:

VÍDEO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

CLIMATOLOGISTA EXPLICA
O climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo César Mendes, explica que o temporal foi causado pela atuação de um sistema frontal que está atuando no interior do Brasil.

"Esse sistema, normalmente, nessa época do ano, promove apenas poeira. Mas, especificamente este ano, devido à ação do fenômeno El Niño, ele tem potencializado o avanço de frentes frias para o interior do Brasil. E no caso dessa frente fria que estava atuando, aqui na região do Triângulo, ontem ela desencadeou a formação de alguns núcleos de instabilidade de grande magnitude. Eles geraram formações de nuvens, do tipo cumulonimbus, que promovem rajada de ventos, precipitações de granizo e pancadas de chuvas rápidas".

De acordo com o especialista, esse sistema teve início na região do Pontal no início da tarde e chegou ao Triângulo Mineiro e outras cidades no Alto Paranaíba no final da tarde, quase no início da noite.


 
"Esse tipo de fenômeno é muito comum durante os meses de inverno, agosto e setembro, praticamente nós estamos no auge do período seco. Então, nessa época do ano é comum a gente ter vento e poeira, mas rajadas de vento de magnitude 60, 70 quilômetros por hora seguidos de precipitação, isso é algo extremamente raro. A tendência é que esse fenômeno deve atuar com maior magnitude nesse final de ano, que é o auge do fenômeno El Niño próximo ao Natal, próximo ano novo. Então, essa virada de 2023 para 2024 nós podemos ter algumas situações atmosféricas um pouco atípicas devido a ação desse fenômeno", destacou. 

Ainda de acordo com o climatologista, para os próximos dias, a tendência é que esse sistema frontal perca força e, já nesta sexta-feira e sábado, o tempo deve melhorar de forma gradativa.

"A partir de domingo, o tempo volta a ficar aberto, as temperaturas voltam a subir na região e as chuvas tendem a diminuir. Podemos ter sim algumas pancadas de chuvas leves em alguns pontos aqui da região, mas não na magnitude que aconteceu nesta quinta-feira, no último dia do mês de agosto", destacou.



QUANTIDADE DE CHUVA REGISTRADA

DISTRITOS: 17,3 mm
CENTRO: 12,53 mm
SETOR LESTE: 22,2 mm
SETOR NORTE: 14,4 mm
SETOR OESTE: 13,96 mm
SETOR SUL: 14,82 mm
ZONA RURAL: 14,77 mm 


Fonte: DEFESA CIVIL
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90