Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/09/2023 às 12h00min - Atualizada em 03/09/2023 às 12h00min

Hemocentro do Hospital Veterinário da UFU está com baixo estoque de sangue; saiba como cães e gatos podem doar

Unidade atua no salvamento e cirurgias de animais em estado crítico; cidade conta com banco de sangue privado que também precisa de doações

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Antes da doação, animais passam por exames clínicos para averiguar a saúde. | HV-UFU/DIVULGAÇÃO
O Hemocentro do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) está com baixo estoque de sangue para animais. Segundo a unidade, as reservas estão quase zeradas e, assim como humanos, cães e gatos também podem doar para ajudar. Confira abaixo como tornar os pets doadores de sangue.
 
O Hospital Veterinário é acionado, principalmente para cirurgias e salvamento de animais em estado crítico, o que torna imprescindível a necessidade de um estoque no local. O sangue doado por um animal pode salvar a vida de até outros quatro, em casos como hemorragias, anemias, traumas e infecções graves.
 
“Temos uma alta taxa de transfusão aqui no hospital e chegamos a socorrer até quatro animais por dia. Além dos procedimentos internos, temos uma parceria com o município, para socorrer os animais resgatados de rua. Grande parte do que chega para gente são casos de urgência e não podemos esperar muito, 40 minutos fazem toda a diferença e, atualmente, temos somente uma bolsa de 500ml”, contou.
 
Atualmente, o HV-UFU tem uma parceria com a Polícia Penal da cidade, que disponibiliza os 14 cães da instituição para doação em troca dos cuidados veterinários. Contudo, o apoio ainda não é suficiente para atender a demanda.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

BANCO DE SANGUE
Devido à alta demanda, os tutores dos animais precisam comprar bolsas de sangue para que determinado procedimento seja realizado. Para isso, é necessário contar com bancos privados de sangue veterinário, assim como o HemoSer, inaugurado recentemente em Uberlândia.
 
De acordo com a coordenadora do HemoSer, Thais Antonussi, além de fornecer bolsas de sangue à população, a unidade é especializada no tratamento de doenças do sangue e medula óssea. Com isso, também necessita de doações para conseguir realizar os atendimentos.
 
“A nossa distribuição é alta, tanto aqui no município quanto na região, e até em outros estados. Não existe uma sustentação de estoques de apoio, como, por exemplo, programas do Sistema Único de Saúde (SUS). Realizamos uma distribuição que salva, no mês, até 400 animais. A transfusão é realmente algo emergencial e pode levar os animais a óbito”, explicou. 
 
Thais reforçou ainda que manter um estoque de sangue é importante, pois a tipagem sanguínea dos animais é mais diversa, especificamente dos cães, que chega a 13 tipos. Conforme a especialista, a tipologia pode mudar mesmo que os animais sejam da mesma raça.
 
COMO DOAR
Para ser doador, no caso de cães, os animais devem ter o peso mínimo de 20 kg, ter entre 1 e 8 anos, não possuir doença pré-existente, não ter feito transfusão prévia ou cirurgias nos 30 dias antecedentes à doação, não fazer uso contínuo de medicação, não ter infestação de pulgas e carrapatos, não estar no cio ou ter saído há pelo menos um mês e estar com vacinação e vermifugação atualizadas.
 
Já no caso de gatos, é necessário um peso mínimo de 4 kg, possuir entre 1 e 7 anos, vacinação e vermifugação atualizadas, não ter infestação de pulgas e carrapatos, não estar no cio ou ter saído há pelo menos um mês, não possuir doença pré-existente e não ter feito transfusão prévia ou cirurgias nos 30 dias antecedentes à doação.
 
Antes da doação, os animais são submetidos a exames para averiguar a saúde. Além de ajudar a salvar outras vidas, o animal também ganha uma consulta gratuitamente.
 
“Como precisamos verificar a saúde para atestar que o animal está apto, acaba que o animal ganha uma avaliação da saúde. Já tivemos casos de que, no processo, foram descobertos pets com problemas renais ou até mesmo a doença do carrapato. Aí já realizamos os atendimentos desses animais também”, disse.
 
O processo de doação é rápido e pode levar até 40 minutos após ser atestado fisicamente. Cães podem doar, em média, até 450 ml de sangue e gatos até 40 ml. O sangue é retirado do pescoço ou das patas e os animais não correm nenhum risco e não sentem dor. O intervalo de doações em ambas espécies é de três meses.
 
Para realizar as doações ou manter os pets como possíveis doadores, os tutores podem procurar o Hospital Veterinário da UFU pelos contatos: (34) 3225-8404 ou (34) 999767-5058.
 
O HemoSer também disponibiliza gratuitamente os exames de avaliação, além de oferecer um plano de saúde para o animal, com atendimentos gratuitos em troca da doação. Para agendar a doação, o tutor pode entrar em contato pelo número: (17) 99670-0614.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90