Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/08/2023 às 19h29min - Atualizada em 24/08/2023 às 19h29min

Uberlândia registra o dia mais quente do ano

Termômetros marcaram 34,8°C na tarde desta quinta-feira (24); calor e tempo seco antecipam frente fria que deve chegar nos próximos dias

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Calor e tempo seco ainda são esperados até o fim de agosto | Foto: Agência Brasil
Uberlândia registrou o dia mais quente do ano nesta quinta (24), com uma temperatura máxima de 34,8°C. O índice foi registrado pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município. 

Segundo o climatologista Rafael Ávila Rodrigues, o calor já era esperado para o mês de agosto, mas a intensificação da temperatura pode ser explicada devido a um fator chamado ‘aquecimento pré-frontal’. O fenômeno acontece quando corredores de ar quente se originam e começam a circular, de modo a elevar as temperaturas e a sensação de calor por onde passam — antes da chegada de uma frente fria. 

“Essas condições já eram esperadas, mas na verdade o que potencializou essa sensação de calor, tempo seco e abafado, são as massas de ar quente que estão atuando no Sudeste e na região central do Brasil. Hoje mesmo, como podemos ver, tivemos um recorde nas temperaturas já registradas”, afirmou. 

O fenômeno também explica os ventos moderados e fortes dessa semana, principalmente pela tarde e início da noite, já que esses corredores de ar circulam nas camadas mais baixas da atmosfera, entre um e dois quilômetros de altura. A umidade do ar também registrou o menor índice do ano, com o valor mínimo de 13%, segundo os dados do Inmet.

A Defesa Civil e o Instituto também emitiram um alerta de perigo para uma onda de calor e baixas umidades. Por conta disso, é necessário ficar atento, pois até o fim de semana, a umidade deve permanecer bem baixa e os termômetros podem se elevar ainda mais, registrando temperaturas até 5°C acima do normal, com valores superiores a 32°C.

O órgão público e o climatologista reforçaram a necessidade de cuidados, indicando o uso de protetor solar, hidratação constante e o uso de recipientes com água nos ambientes para favorecer a umidade em casa ou em outros lugares que sejam possíveis. Além disso, também é recomendado evitar a exposição direta ao sol e também suspender atividades físicas que necessitam de muito esforço. 

O Ministério da Saúde também alerta que a umidade do ar inferior aos 30% pode ocasionar sangramento nasal, ressecamento da pele e mal-estar, além de potencializar a incidência de algumas doenças respiratórias, necessitando de atenção com a saúde.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

FRENTE FRIA
Ainda de acordo com o climatologista ouvido pelo Diário, as temperaturas ainda se mantêm elevadas, mas para esta semana são esperadas chuvas isoladas, mesmo que rápidas e que podem aliviar o tempo seco e quente.

No entanto, já na virada do mês e nos primeiros 15 dias de setembro, as temperaturas ficam amenas com a chegada de uma frente fria, vindo do Sul.

“Vamos viver dois extremos, nessa semana ainda se espera muito calor, mas na próxima temos uma massa de ar frio chegando, com um bocado de nebulosidade. No próximo mês, as chuvas devem começar a ocorrer com mais frequência na região, a temperatura vai cair e a umidade aumentar”, concluiu.
 
Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Sexta-feira (25)
Mínima: 20°C
Máxima: 37°C

Sábado (26)
Mínima: 22°C
Máxima: 36°C
Possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas

Domingo (27) 
Mínima: 20°C
Máxima: 33°C
Possibilidade de chuva isolada

Segunda-feira (28)
Mínima: 19°C
Máxima: 34°C

Segundo o climatologista, a previsão do tempo é uma estimativa de temperaturas as quais podem ser registradas, em suas máximas e mínimas, de modo a também variar as condições climáticas conforme os acontecimentos naturais. Porém, as temperaturas registradas em si são as que condizem com os valores já atingidos.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90