Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/08/2023 às 11h05min - Atualizada em 08/08/2023 às 11h05min

Uberlândia tem mais de 16 mil inscritos no Enem 2023; confira opções de cursos preparatórios na cidade

Município registrou aumento de 9,4% no número de candidatos em relação ao ano passado

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro | Foto: Agência Brasil

Uberlândia tem 16.303 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, um aumento de 9,4% em relação à edição anterior, conforme apontam dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, e os candidatos já iniciaram rotinas de estudos para conseguir ingressar no ensino superior. Confira abaixo opções de alguns cursos preparatórios disponíveis na cidade. 

Neste ano, a cidade recebeu 1.413 inscrições a mais que em 2022, quando 14.370 pessoas se inscreveram para a prova impressa e 520 para a digital. Desta vez, o exame será realizado apenas no formato impresso. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Faltando menos de três meses para a aplicação da prova, muitos alunos estão à procura de cursos preparatórios no município. A demanda de vagas em algumas unidades cresceu até 70% nos últimos dias e meses.

Para o consultor pedagógico do Colégio Nacional, Thomé de Freitas, o aumento das inscrições no Enem se trata de um resgate dos alunos que se afastaram ou se desmotivaram dos estudos nos últimos anos, principalmente pelas barreiras enfrentadas pela educação durante a após a pandemia da covid-19. Sendo assim, a procura pelo preparo representa a retomada do interesse pelo que a prova significa na vida e no futuro dos estudantes. 

“O que nós temos na verdade é uma recuperação do público que se afastou nos últimos dois anos devido a pandemia. Perdemos no Brasil muitos alunos que deixaram de participar do exame. É o início de um processo de recuperação que ainda não está por inteiro”, afirmou.

Ainda de acordo com o consultor, o interesse nos cursinhos preparatórios para o Enem e vestibulares também é explicado devido a grande exigência da prova. Por ser o maior processo seletivo do país para ingresso no ensino superior, o exame engloba  todo o conteúdo programático do ensino médio, além das atualidades. 

A professora de redação do cursinho Bio Rossi, Marihá Rodrigues, afirma que o Enem oferece mais oportunidades para ingressar em diferentes instituições e programas, que é limitado em relação aos vestibulares. 

“O pessoal vê no Enem uma possibilidade muito interessante: temos três possibilidades, o Sisu, o Fies e o ProUni. Se o aluno não conseguir entrar em uma universidade pública, ele também pode tentar ingressar em uma particular com o auxílio do governo. Pensando nessas alternativas, é esperado que a procura seja maior quando se pensa no que é o Enem e da mesma forma, a quantidade de pessoas interessadas em se preparar para ele”, afirmou.  

O estudante Luca de Souza, de 18 anos, sabe da importância do exame para seu futuro. O jovem deseja cursar artes visuais e vem se preparando desde o início do ano em um cursinho gratuito, conciliando com um curso técnico. Segundo ele, no ano passado ele havia desistido da ideia de realizar a prova, porém voltou a se animar após pensar melhor e escolher um curso. 

“O Enem é muito cansativo e me deixava muito ansioso. Mas, agora nesse ano eu resolvi estudar e estou mais tranquilo. É a melhor oportunidade que a gente tem, né? É difícil, mas se não passar de primeira, não quer dizer que acabou ou que não vou conseguir. Então depois desse ‘ano sabático’, comecei a estudar de novo”, contou.

PREPARAÇÃO
Os cursos do Colégio Nacional e do Bio Rossi estão com vagas abertas e com turmas em diferentes horários. O estudo, nessa reta final, tem como objetivo realizar um aprofundamento intensivo, seja para quem já vem se preparando ou para os alunos que optaram por estudar agora. 

A cidade também conta com cursinhos e projetos populares gratuitos ou mais acessíveis voltados para a preparação para o exame, com disponibilidade de vagas. 

O “Afin”, projeto conduzido por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é realizado de forma online. Apesar de já ter se iniciado no mês de junho, ainda podem se inscrever alunos que estão no 3º ano do ensino médio, que concluíram ou também alunos da última etapa do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é necessário ser ou ter sido estudante de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular.  O e-mail [email protected] está disponível para mais informações. 

O “Futuro Curso Intensivo Pré-Enem”, também ofertado por alunos da UFU, irá disponibilizar vagas para uma nova turma no mês de setembro, porém também realiza aulas gratuitas e abertas à comunidade uberlandense aos sábados. O cursinho é online e aceita candidatos que estiverem cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram. Os interessados devem destinar uma taxa para ocusto do material didático utilizado durante o cursinho. O número (34) 99173-1273 está disponível para mais informações.  

DICAS

  • Durante os estudos, evite se distrair com aparelhos celulares ou similares; 
  • ​Estabeleça um horário diário para estudar e tenha uma rotina;
  • Faça provas anteriores, a maior quantidade de simulados possíveis e redações;
  • Corrija as provas e revise os erros, também entenda o que é necessário trabalhar melhor na redação;
  • Pratique atividades físicas e outros exercícios pensando em sua saúde mental;
  • Não ultrapasse seus limites, mantenha uma rotina de estudos, mas também de lazer e sociabilidade com outras pessoas. 



VEJA TAMBÉM:


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90