Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/08/2023 às 14h10min - Atualizada em 02/08/2023 às 14h10min

Cartório eleitoral de Uberlândia retoma cadastramento biométrico

Coleta estava suspensa desde 2020 devido à pandemia de covid-19

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cartório eleitoral de Uberlândia funciona na avenida Vasconcelos Costa, 1646, no bairro Osvaldo Rezende I Foto: Divulgação

Cartórios eleitorais e centrais de atendimento de Minas Gerais voltaram a coletar a biometria de eleitoras e eleitores nesta terça-feira (1º). A biometria já havia sido retomada na capital e em outras 27 cidades no dia 22 de junho. A partir de agosto, todas as 304 zonas eleitorais do estado, que respondem pelos 853 municípios mineiros, retomam o cadastramento biométrico. Em Uberlândia, o cartório eleitoral funciona na avenida Vasconcelos Costa, 1646, no bairro Osvaldo Rezende.
 
A coleta da biometria havia sido suspensa em todo o país em março de 2020, devido à pandemia de covid-19. Em novembro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a retomada gradual do atendimento biométrico, cabendo a cada Tribunal Regional Eleitoral estabelecer o seu cronograma, de acordo com as condições técnicas para prestação do serviço.
 
ATENDIMENTO

Para fazer a coleta da biometria, eleitoras e eleitores podem comparecer diretamente a um dos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento. Quem preferir, pode agendar o atendimento pelo
site do TRE ou pelo Disque-Eleitor, pelos telefones 148 e (31) 2116-3600.
 
É necessário levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam apresentar certificado de quitação do serviço militar.
 
O eleitor de determinada cidade pode buscar atendimento presencial em qualquer cartório eleitoral/Central de Atendimento do estado. Tal facilitador foi implantado pelo projeto TRE Atende Mais. O atendimento que antes era feito somente perante a unidade da Justiça Eleitoral do domicílio da pessoa interessada, passou a ser possível em qualquer unidade de atendimento do Estado.
 
ATENDIMENTO ONLINE
Qualquer serviço relacionado ao título de eleitor pode ser solicitado também pelo sistema Título Net, no site do TRE-MG. Ao preencher o formulário, será necessário anexar cópia de documento oficial de identidade com foto, selfie segurando esse documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam anexar cópia do certificado de quitação do serviço militar.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Ao final do preenchimento online, no documento de confirmação do requerimento, será informado que a zona eleitoral que vai receber a solicitação já retomou o cadastramento da biometria e que os dados biométricos precisam ser coletados para concluir este atendimento.
 
Também será informado que o eleitor deve procurar o cartório eleitoral no prazo de 30 dias. Se não comparecer nesse prazo, o requerimento será descartado e um novo precisará ser feito.


VEJA TAMBÉM:

Motociclista morre após bater em cavalo que atravessava a rua em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90