Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/07/2023 às 17h08min - Atualizada em 12/07/2023 às 17h08min

UFU irá disponibilizar novos cursos de pós-graduação em 2024

Especializações são para as áreas de Educação Básica, Psicologia e História; editais podem ser lançados no próximos meses

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) | Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo

A Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) irá disponibilizar três novos cursos de pós-graduação: Mestrado Profissional em Educação Básica, Doutorado em Psicologia e Doutorado Profissional em Ensino de História. A previsão é de que as especializações tenham início em 2024, com a possibilidade dos editais serem lançados nos próximos meses.

Os cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), através de uma avaliação da proposta ao desenvolvimento regional e nacional e a sua importância socioeconômica. Outro aspecto considerado foi a competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Também foram observados a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados.

O curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGPEDU) será oferecido na cidade de Ituiutaba, no Campus Pontal. Além da especialização, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, que estará vinculado ao Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO). O curso será direcionado, preferencialmente, para profissionais que atuam na Educação Básica.

Já o curso de Doutorado em Psicologia fará parte do já existente Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), do Instituto de Psicologia. Ele vai abranger, assim como o curso de mestrado, quatro linhas de pesquisa: "Processos Cognitivos"; "Processos Organizacionais"; "Processos Psicossociais em Saúde e Educação"; e "Psicanálise e Cultura".

O curso de Doutorado Profissional em Ensino de História será oferecido em uma rede integrada por 40 instituições de todas as regiões do país. Na UFU, ele será ofertado pelo Instituto de História, uma das unidades que já oferecem o Mestrado Profissional em História (ProfHistória), também em rede. O doutorado profissional terá quatro linhas de pesquisa: "Saberes Históricos no Espaço Escolar"; "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão"; "Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória"; e "Ensino de História e Políticas Públicas".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90