Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/07/2023 às 15h39min - Atualizada em 10/07/2023 às 15h39min

Minas Gerais divulga datas para exigência do CRLV 2023; saiba como acessar o documento

Prazos foram definidos de acordo com o número final da placa de identificação do veículo

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Governo de Minas Gerais divulgou as datas para início da exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023. Os prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação. Confira abaixo.

 

O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para ter acesso ao Certificado, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. 

 

O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do documento. Por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG), é possível verificar se existem pendências.

 

"Durante as fiscalizações, o CRLV pode ser apresentado em dois formatos: impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além do CRLV, o condutor deverá portar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD), no formato impresso ou digital”, explicou o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

 

PRAZOS

  • Veículos com finais de placas um, dois e três: prazo para licenciamento até 31 de agosto. A partir de 1° de setembro, o documento será exigido.
  • Veículos com finais de placas quatro, cinco e seis: prazo para licenciamento até 30 de setembro. A partir de 1° de outubro, o documento será exigido.
  • Veículos com finais de placas sete, oito, nove e zero: prazo para licenciamento até 31 de outubro. A partir de 1° de novembro, o documento será exigido.

Como acessar o CRLV

A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site do Detran-MG, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”. Para acessar o documento basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

 

O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) orienta que conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90