Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/07/2023 às 10h30min - Atualizada em 08/07/2023 às 10h30min

Veja mais de 20 espaços gratuitos para praticar atividade física em Uberlândia

Além do Parque do Sabiá, cidade conta com praças e poliesportivos

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Parque do Sabiá tem pista de caminhada, quadras, aulas de ginástica e horário para bicicletas | Foto: PMU/Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada no fim de junho, concluiu que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Para incentivar a prática de exercícios, a cidade de Uberlândia conta com mais de 20 locais gratuitos que disponibilizam os mais variados esportes para todas as idades e gostos. Confira abaixo algumas opções.

O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de março, em todos os estados brasileiros, e contou com mais de 2 mil pessoas com idades a partir de 16 anos. Dentre as pessoas que fazem alguma atividade física, 22% se exercitam diariamente, 13% treinam ao menos três vezes por semana e 8% se envolvem em práticas esportivas pelo menos duas vezes semanais.

Os números constatados na pesquisa preocupam os especialistas da área esportiva e da saúde, já que a prática de exercícios físicos é considerada como um dos principais meios de promoção à saúde da população.

Em conversa com o Diário, a educadora física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Karine Fernandes, disse que Uberlândia tem espaços gratuitos que oferecem muitos esportes, principalmente ao ar livre. Dentre os principais locais ofertados no município, estão o Parque do Sabiá, Parque Gávea, Parque Victório Siquierolli, Uberlândia Tênis Clube (UTC), Sesi e os poliesportivos da Futel. 

“Tem esporte para todos os gostos. No Parque do Sabiá, temos as modalidades de natação, hidroginástica, ginástica funcional, mix dance, ginástica localizada, alongamento, futebol de campo e caminhada. E é tudo gratuito tanto para o adulto quanto para a criança. Só na piscina atualmente nós atendemos mais de 1 mil pessoas”, disse.

No caso das iniciações esportivas oferecidas pelo Sesi, é preciso acompanhar a abertura de turmas em parceria com a Futel, que são divulgadas no site da Prefeitura de Uberlândia. Por lá, são ofertadas atividades como karatê e judô. Já no UTC, uma das principais modalidades é a ginástica olímpica, que também pode ser praticada gratuitamente.

Ainda de acordo com Karine Fernandes, praticar atividades físicas nos dias atuais sem precisar pagar nada é plenamente possível. Além do Parque do Sabiá, também dá para caminhar no Parque Gávea e Siquierolli, que oferece ainda a Trilha Interpretativa do Óleo, uma ótima alternativa para quem quer fugir da agitação urbana.

Se a preferência for por esportes coletivos, os poliesportivos são os mais indicados, já que oferecem quadras de vôlei, futsal e basquete. Além disso, algumas praças de Uberlândia oferecem quadras, pista de caminhada e acesso gratuito à internet, como é o caso da praça Sérgio Pacheco. A praça Clarimundo Carneiro, no Centro, também pode ser uma ótima opção para praticar exercícios físicos.

“As atividades gratuitas oferecidas pela Futel são de qualidade, com professores formados e capacitados. Não tem desculpa para a pessoa falar que não tem condições de fazer uma atividade física. O exercício é importante não só para a estética, mas para a saúde, para controlar doenças crônicas. Ajuda também nas questões psicológicas como depressão e ansiedade. As atividades físicas têm inúmeros benefícios”, ressaltou a educadora física.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

DENTRO DE CASA
Na visão da personal trainer Gabriela Carvalho Marques, é possível praticar esportes sem precisar investir financeiramente em uma academia ou em alguma iniciação esportiva. De acordo com a especialista, a prática constante de atividade física traz uma série de benefícios, seja ela feita em um parque, uma praça ou até mesmo dentro de casa.

Gabriela defende a necessidade de fazer um treino funcional, através de agachamentos e levantamentos de peso, que podem ser feitos dentro de um cômodo na própria residência, de maneira que a pessoa se sinta mais confortável. 

Atualmente, as redes sociais costumam ajudar quem quer se dedicar à prática de exercícios físicos, mas para a personal, é preciso escolher um profissional de confiança caso a pessoa tenha condições. “Hoje, você consegue fazer muita coisa em casa mesmo. Tenho alunas que treinam em casa e eu sugiro que façam pesos com garrafas pet, água, areia, coisas que a gente consegue bem barato mesmo, de baixo custo”, disse.

A partir disso, é possível montar treinos e fazer diversos exercícios diferentes. Segundo Gabriela, o primeiro passo é começar, ter disposição e vontade de querer aprender. “Dá para fazer em casa, dá para emagrecer e dá para ganhar massa muscular. É só querer”, falou a personal trainer.

Por fim, a profissional afirma que a prática de movimentar o corpo é essencial para ter qualidade de vida. “Praticar atividades físicas melhora a qualidade do sono, a gente regula o hormônio do estresse, do prazer. Você consegue se sentir melhor com você mesmo, e tem uma melhora no dia a dia. Você consegue diminuir o peso e ficar mais disposto para as atividades diárias, brincar com os filhos e pensar na velhice, né? Seremos idosos mais fortes, com postura melhor e conseguimos prevenir muitas doenças”, concluiu Gabriela.

LOCAIS GRATUITOS EM UBERLÂNDIA

Parque do Sabiá

O Parque do Sabiá tem atrações para todos os gostos: pista para corrida e bicicleta com 5km de extensão, piscina e quadras, incluindo espaços de areia. O local ainda oferece aulas de zumba e outros esportes gratuitamente. Além disso, o parque também é uma ótima opções para as crianças e família. 

Parque Gávea 

O Parque Municipal Gávea possui um amplo acesso à área verde, ideal para aqueles que procuram relaxar e realizar atividades ao ar livre com a família. A entrada é gratuita.

Parque Victório Siquierolli

Pista para caminhada em meio ao verde e a trilha Interpretativa do Óleo são alguns dos atrativos deste parque, ótima opção para caminhar e respirar fora da agitação urbana.

Praça Sérgio Pacheco 

A praça está localizada na região central da cidade de Uberlândia e é de fácil acesso. Tem pista de caminhada, quadra e acesso gratuito à internet. 

Praça Clarimundo Carneiro

O conjunto Praça, Coreto e Edifício da Câmara (Palácio dos Leões) também pode ser um ótimo espaço de lazer e exercícios físicos.

Projeto Agita Uberlândia

O projeto oferece à comunidade um momento especial que alia lazer, exercício físico e melhora do condicionamento físico. As aulas de ginástica dançante são gratuitas e acontecem nos poliesportivos de Uberlândia e no Parque do Sabiá. Não precisa de inscrição, é só comparecer aos locais no dia e horários indicados. Mais informações podem ser conferidas no site da Prefeitura de Uberlândia.

Iniciações esportivas

As escolinhas de iniciação esportiva da Futel oferecem 13 mil vagas em 21 modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas, sendo a maior parte delas voltada para crianças e jovens entre 7 e 17 anos, além de atividades de qualidade de vida voltadas a adultos. Confira abaixo os núcleos esportivos disponibilizados na cidade.

Poliesportivo Canaã                                                                                        
Modalidades: Vôlei, futebol de campo, futsal, atletismo, ginástica funcional e corrida de rua.
Rua Sinai s/nº, esquina com Rua Delos

Viva Mansour
Modalidades: Natação, futebol de campo, hidroginástica, judô e multiesportes.
Poliesportivo Viva Mansour – Rua Citaré n° 52

Dona Zulmira
Modalidades: Futebol de campo, futsal e ginástica funcional.
Poliesportivo Dona Zulmira – Rua Alabastro, 4655
Telefone: 3217 9268

Tocantins
Modalidades: Futebol de campo
Poliesportivo Tocantins – Rua Dr. Sérgio de Oliveira Marques, 341
Telefone: 3216-8221

Luizote de Freitas
Modalidades: Vôlei, futebol de campo, futsal,  ginástica funcional, judô e karatê
Poliesportivo Luizote de Freitas – Rua Genarino Casabona, nº 180
Telefone: 3210-8208

Planalto (Tancredo Neves)
Modalidades: Futebol de campo, futsal e ginástica funcional.
Poliesportivo Tancredo Neves – Rua Sétimo Spini, nº 420
Telefone: 3229-3856

Roosevelt
Modalidades: Natação, vôlei, futsal, hidroginástica, ginástica funcional e mix dance.
Poliesportivo Roosevelt – Praça Guilherme de Freitas Paraíso, s/n
Telefone: 3210-1177

Jardim Brasília
Modalidades: Futebol de campo, judô, mix dance, ginástica funcional e futsal
Poliesportivo Jardim Brasília – Rua Mercúrio, nº 859
Telefone: 3223-4472

Tapuirama
Modalidades: Futebol de Campo
Poliesportivo do Distrito Rural de Tapuirama – Prolongamento da Rua Fernandes Rabelo s/n – Distrito de Tapuirama

Patrimônio
Modalidades: Futebol de campo e futsal.
Poliesportivo Patrimônio – Rua José Custódio Pereira, 531

Lagoinha
Modalidades: Judô, basquete, vôlei, ginástica funcional, multiesportes e futsal.
Centro de Bairro Lagoinha – Rua Pio XII, s/nº
Telefone: 3226-6389

Santa Luzia
Modalidades: Futebol de campo e ginástica funcional.
Poliesportivo Santa Luzia – Rua Geraldo Abrahão, 782
Telefone: 3216-8209

São Jorge
Modalidades:  Futebol de campo, futsal, ginástica funcional, mix dance, karatê, kung fu e multiesportes.
Poliesportivo São Jorge – Av. Toledo, 125
Telefone: 3222-4289

Parque do Sabiá
Modalidades: Natação, futebol de campo e basquete
Parque do Sabiá – Av. Anselmo Alves dos Santos, 600
Telefone: 3239-2444

Segismundo Pereira
Modalidades: Futebol de campo.
Poliesportivo Segismundo Pereira – Rua Jerônima Lucas Barros, s/nº

Custódio Pereira
Modalidades: Futebol de campo.
Poliesportivo Custódio Pereira – Rua Feliciano de Morais, 2.413

Jardim América
Modalidades: Futebol de campo, futsal, ginástica funcional e vôlei.
Poliesportivo Jardim América – Av. Cleanto Vieira Gonçalves, s/n esquina com rua Adão Elias Rodrigues

Jaraguá
Modalidades: Atletismo, basquete, vôlei e multiesportes.
36º Batalhão de Infantaria Motorizada – Av. Asp. Mega, 731

Centro (UTC)
Modalidades: Futsal, vôlei, hidroginástica, ginástica funcional, ginástica artística, mix dance, basquete, natação, natação adulto, natação paralímpica, multiesportes, judô, karatê e halterofilismo (paralímpico).
UTC – Centro Municipal de Alto Rendimento – Av. Cipriano Del Fávero, 741
Telefone: (34) 3235-2390

Shopping Park
Modalidade: Natação e hidroginástica.
Vila Olímpica – Uberlândia Esporte Clube – Av. Lidormira Borges do Nascimento, 2201

Brasil
Modalidade: Futsal
Airton Borges – LUF – Av. Rondon Pacheco, 6.116

 

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90