Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/07/2023 às 17h14min - Atualizada em 03/07/2023 às 17h14min

Cerimônia na Praça do Rosário marca início dos preparativos para o Congado 2023

Lavagem do local reuniu 70 terreiros de religiões de matrizes africanas da cidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Festa do Congado completa 146 anos em 2023 I Foto: Divulgação

A lavagem da Praça do Rosário, no Centro de Uberlândia, realizada na manhã do último domingo (2), marcou o início da preparação para a Festa do Congado na cidade, que completa 146 anos de tradição em 2023. Cerca de 70 terreiros de religiões de matrizes africanas participaram do cortejo, que saiu da Praça Tubal Vilela e seguiu pela avenida Floriano Peixoto, até o Largo do Rosário.
 
Assim como ocorre em Salvador (BA) na Igreja do Bonfim e em Campinas (SP), na Catedral Metropolitana, a celebração tem como propósito iniciar uma tradição compondo o calendário religioso de Uberlândia, celebrando a diversidade e a tolerância.
 
A lavagem da Praça do Rosário foi liderada pela Federação de Umbanda e Candomblé de Minas Gerais (FEUMC/MG), e uniu terreiros de religiões de toda a cidade. Com cântaros e jarros com água de cheiro, crisântemos e ervas, os participantes realizaram o típico "banho de cheiro", comemorando a liberdade religiosa, a cultura negra e as boas-vindas à época do Congado, com todos os festejos que acontecem até outubro.
 
Até o momento, já são mais de 30 eventos confirmados pelos 24 ternos da Irmandade de Uberlândia, incluindo novenas, leilões, festas juninas, ensaios, mutirões de preparativos e ações sociais.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Licitação para reforma do Teatro Grande Otelo é reaberta, em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90