Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/06/2023 às 12h40min - Atualizada em 30/06/2023 às 12h40min

Licitação para reforma do Teatro Grande Otelo é reaberta, em Uberlândia

Edital havia sido anunciado em abril, mas foi suspenso em maio para adequações

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Espaço foi tombado como Patrimônio Imaterial em 2019 I Foto: Arquivo/Diário

A Prefeitura de Uberlândia reabriu o edital de licitação para reforma e adaptação do Teatro Grande Otelo, localizado no bairro Aparecida, região central da cidade. O documento com todas as informações está disponível no portal de licitações da Prefeitura.

O edital para reforma do teatro já havia sido anunciado pelo Município em abril deste ano, mas a Prefeitura de Uberlândia suspendeu a licitação devido a pedidos de esclarecimentos, considerando a necessidade de adequações nos anexos.

A licitação prevê a contratação de uma empresa especializada em obras de engenharia para a reforma, adaptação e restauro do espaço. O critério de julgamento adotado será "menor preço global".


RELEMBRE
O imóvel onde funcionava o teatro, construído em 1966, ficou abandonado após ser interditado pela Defesa Civil. O espaço é um dos principais elementos da identidade cultural de Uberlândia e foi tombado como Patrimônio Imaterial Municipal em 2019.


Em maio de 2017, após um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça condenou o município de Uberlândia a restaurar o Teatro Grande Otelo, situado na Av. João Pinheiro. 

A Ação Civil Pública foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia, e acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o município procedesse com a completa restauração do teatro, de reconhecido valor histórico-cultural para a população do município.

Na época, o prazo para início efetivo das obras concedido na decisão seria de 18 meses. Procurada pelo Diário na época, a Secretaria Municipal de Cultura informou, por meio de nota, que um projeto de restauro destinado ao Teatro Grande Otelo estava em fase de elaboração e que o município analisaria alternativas financeiras para a execução da obra.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Licitação para reforma do Teatro Grande Otelo é aberta, em Uberlândia

Prefeitura suspende edital para reforma do Teatro Grande Otelo, em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90