Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/06/2023 às 09h05min - Atualizada em 21/06/2023 às 09h05min

PM celebra 248 anos com megaoperação em Uberlândia e região

Corporação promove ações intensivas de prevenção e repressão ao crime durante esta semana em 18 cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em Uberlândia, lançamento da operação ocorreu na Praça Tubal Vilela I Foto: DIVULGAÇÃO 9ª RPM
A 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM) iniciou, nesta semana, uma operação que envolve o cumprimento de mandados e outras ações de combate ao crime em Uberlândia e região. A iniciativa marca a comemoração dos 248 anos da corporação em Minas Gerais, envolvendo militares dos batalhões 17º (BPM), 32º (BPM) e da 9ª Companhia Independente de Policiamento Especializado (9ª Cia Ind PE), em Uberlândia, e do 53º (BPM), em Araguari, e o 54º (BPM), em Ituiutaba.
 
Em Uberlândia, o local escolhido para o lançamento da operação foi a Praça Tubal Vilela. Participaram as equipes das unidades lotadas no município, como o Grupo Especializado em Recobrimento (GER), Tático Móvel, Patrulha Escolar, Policiamento Rodoviário, Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, Patrulha Rural, Base de Segurança Comunitária e viaturas do radiopatrulhamento ordinário.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
“Hoje fizemos o lançamento e, até o final da próxima sexta-feira (23), desencadearemos essas ações nos nossos municípios, com trabalhos ostensivos, preventivos e repressivos. É de caráter geral para aumentar a sensação de segurança e a presença na comunidade”, informou o Capitão Rodrigo Lopes.
 
Segundo a PM, a operação será realizada através de blitz, cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão, verificação de denúncias feitas através do Disque Denúncia Unificada (DDU), fiscalizações de egressos do sistema prisional, além de visitas a comércios e propriedades rurais, além de outras ações preventivas.
 
“O principal objetivo é aumentar a sensação de segurança para a comunidade. As questões de apreensões são decorrentes das operações. A sociedade é importante no processo, através de denúncias, e a PM está pronta para atendê-las”, afirmou o capitão Lopes.
 
Todo trabalho, segundo o policial militar, é elaborado através da percepção das unidades operacionais da PM, como as blitzes. “Os locais são georreferenciados pelas unidades operacionais, observados locais com maior circulação e o objetivo de cada blitz, seja de caráter educativo, preventivo ou repressivo, com o que cada unidade se preparou, delimitando o espaço para a operação. Os resultados são recorrentes da abordagem”.
 
A 9ª RPM cobre uma área de 29,4 mil km² e abrange 18 municípios do Triângulo Mineiro, tendo a base em Uberlândia. Também fazem parte Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.
 
NÚMEROS DE 2023
Em entrevista ao Diário, o capitão Lopes também comentou sobre os números apresentados na série histórica da 9ª RPM, com a diminuição nas ocorrências de crimes violentos, entre 2022 e o final de maio de 2023.
 
“Questões de crimes violentos estão reduzidos e houve um aumento significativo de prisões e apreensões. A gente reforça o papel da população nesse processo. A PM sozinha não dá vazão necessária ao crime e o que venha ocorrer. A gente precisa da participação da sociedade, seja denunciando e auxiliando de alguma forma”.
 
Segundo a PM, foram registrados 632 crimes violentos e 18.124 furtos na área de cobertura da 9ª RPM até o dia 25 de maio. Em 2022, os mesmos índices foram de 2.160 (-240%) e 6.918 (-61%), respectivamente.
 
Outros números repassados dizem respeito a prisões, com 13.184 registros em todo ano de 2022, sendo 2 mil com mandado judicial, 448 autores de roubo e 6.160 nos cinco primeiros meses de 2023, sendo 1.097 com mandado judicial e 187 autores de roubo.
 
Em relação à apreensão de armas, em 2022 foram 626 armas de fogo e 134 simulacros apreendidos, além de 7,8 mil munições. De janeiro a maio deste ano, foram localizadas 205 armas, 63 simulacros e mais de 5,2 mil munições.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90