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16/06/2023 às 14h08min - Atualizada em 16/06/2023 às 14h08min

Concessionárias relatam aumento das vendas após MP que garante descontos na compra de carros 0 Km

Em Uberlândia, venda de veículos novos mais que dobrou em uma das empresas; comércio de seminovos também é afetado

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Vendas na Saga Volkswagen mais que dobraram na primeira quinzena de junho | Foto: Ailton Bala
Com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.175, que cria descontos patrocinados do Governo Federal nos preços de veículos populares, caminhões e ônibus, o mercado de automóveis prevê um aquecimento das vendas. Em Uberlândia, concessionárias consultadas pelo Diário já estão sentindo um reflexo positivo com o aumento da procura de consumidores.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o movimento em algumas concessionárias brasileiras aumentou de 260% desde a implantação da MP. 

Com o projeto do Governo Federal, os carros novos que custam até 120 mil, incluídos no programa, terão descontos para o consumidor final que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, e dependem de três critérios, como menor preço, maior eficiência energética (menos poluente) e maior porcentagem de conteúdo nacional, que é o total de partes do carro fabricadas no território brasileiro.

Entre os carros com maior desconto estão o Renaut Kwid 1.0 Zen e o Fiat Mobi 1.0 Like Flex, que terão abatimento de R$ 8 mil, enquanto os modelos Kwid 1.0 Intense, Kwid 1.0 Outsider, Kwid 1.0 Intense Biton, Gol 1.0 Trendline, Chevrolet Onix Plus LT1 1.0 MT e Fiat Mobi 1.0 Trekking Flex 4-P alcançaram redução de R$ 7 mil. A lista completa está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Já entre os veículos de cargas e transporte de passageiros, os descontos variam de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil, dependendo da característica de cada um.

Uma das montadoras que aderiram ao programa foi a Volkswagen e, em Uberlândia, segundo Ailton Bala, gerente da Saga, revendedora da marca, o impacto nas vendas já foi positivo. “No primeiro momento foi um fluxo grande após o feriado. Na sexta-feira houve o movimento muito forte. Coisa que não acontece nesse período de mês. Os carros que tínhamos em estoque se esgotaram”.

Segundo ele, em comparação à primeira quinzena de anos anteriores, as vendas mais que dobraram. “Ela acelerou as vendas. Antes, nos primeiros 15 dias desse mês, a média de 10 a 15 carros vendidos. Nesse ano, já passou de 30. Praticamente dobrou. O nosso pensamento é fazer de tudo para vender mais carros. Eu acredito que não vá levar mais de 60 para acabar o pacote. Está mais acelerado do que foi esperado”.

Entre os carros da marca, Ailton lembra que cinco modelos, em 14 versões, entraram no programa, com reduções que variam de R$ 4 mil a R$ 7 mil, sendo o Gol/1.0 Trendline, o que conseguiu maior margem de desconto. Porém, segundo o gerente, esse modelo entrou porque a Volkswagen deixou de produzi-lo e algumas concessionárias ainda o tem em estoque. 

“Aqui na Saga, o carro de entrada é o Polo Track, com R$ 6 mil de desconto patrocinado. Ele custava R$ 82 mil, e hoje, somado com o desconto da concessionária, sai à R$ 74.990. Mas todos que entraram no programa têm procura. A T-Cross, que é a versão de entrada, eu tinha 20 carros no estoque e eles acabaram”. 


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SEMINOVOS

Com o impacto nos preços dos carros novos, o mercado de seminovos também será afetado. Segundo Weines Carrijo, proprietário de uma loja de seminovos, essa medida vem em um bom momento porque o mercado estava bem estável.

“Essa medida, com certeza, vai beneficiar a venda dos veículos novos e seminovos. Qualquer ajuda que o Governo implemente na economia, ainda mais uma medida dessa que barateia os veículos novos, ajuda a fortalecer o mercado”. 

Com isso, Weines diz que espera um crescimento nas vendas dos seminovos. “Estamos com planejamento de aumentar de 20 a 30% as nossas vendas mediante essa medida, pois ela impulsiona ainda mais o mercado, que nos primeiros meses do ano, estava em baixa, esperando ver qual setor o novo governo ia beneficiar. Essa medida agora no ramo automotivo a esperança é de aumentar bastante as nossas vendas”.

A MP
A MP nº 1.175 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 6 de junho, com prazo de validade de 120 dias, prevendo descontos patrocinados na ordem de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 500 milhões para automóveis e veículos leves sustentáveis, e R$ 700 milhões para veículos de transporte de carga e R$ 300 milhões para os de transporte de passageiros.

Aderiram, até o momento, segundo o Governo Federal, nove montadoras de carros (Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot), que colocaram à disposição 233 versões de 31 modelos de automóveis.

Já as 10 montadoras de caminhões que aderiram ao programa são Volkswagen Truck, Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Peugeot Citroen, Volvo, Ford, Iveco, Mercedes-Benz Cars & Vans e Daf Caminhões, que juntas somam volume de desconto de R$ 100 milhões.

Entre as montadoras de ônibus, nove entraram no projeto, sendo elas a Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Mercedes-Benz Cars & Vans, Comil, Ciferal, Marcopolo, Volare e Iveco, com R$ 10 milhões cada.
O consumidor que comprar um veículo com os descontos deverá ficar atento ao prazo para revenda. Segundo a MP, casa haja negociação antes dos seis meses de aquisição junto à montadora ou concessionária, o desconto patrocinado concedido deverá ser recolhido.

CARROS COM MAIOR DESCONTO
  • Kwid 1.0 Zen: R$ 8 Mil
  • Fiat Mobi 1.0 Like Flex 4-P: R$ 8 Mil
  • Kwid 1.0 Intense: R$ 7 Mil
  • Kwid 1.0 Outsider: R$ 7 Mil
  • Kwid 1.0 Intense Biton: R$ 7 Mil
  • Gol 1.0 Trendline: R$ 7 Mil 
  • Onix Plus LT1 1.0 MT: R$ 7 Mil
  • Fiat Mobi 1.0 Trekking Flex 4-P: R$ 7 Mil 

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