Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2023 às 14h30min - Atualizada em 14/06/2023 às 14h30min

Hemocentro de Uberlândia faz alerta sobre baixa no estoque de sangue e pede apoio da população

Níveis mais críticos estão nos tipos O+, O- e A+; baixa disponibilidade pode ocasionar suspensão de procedimentos eletivos; saiba como doar

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Níveis mais críticos estão nos tipos O+, O- e A+ | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Hemocentro, em Uberlândia, está enfrentando desafios para manter os estoques de sangue em níveis ideais. Segundo a unidade, a situação ficou mais crítica neste período de inverno, com o estoque de bolsas com um percentual de 25% abaixo do necessário. 
 
De acordo com informações do Hemocentro, a situação mais preocupante é a do tipo O+, que está 65% abaixo do estoque ideal, enquanto o O- e o A- encontram-se com 50%, e o A+, 35% abaixo. De acordo com a chefe de captação da unidade, Patrícia Fernandes, essa queda de doação já é esperada nesse período. 
 
“Quando temos queda de temperatura é esperada a diminuição no comparecimento, e isso impacta diretamente no nosso estoque. Com os dias mais frios, chuvosos, tivemos uma redução nos agendamentos e comparecimentos. No momento, estamos com muitas pessoas impossibilitadas de doar, resfriadas, com gripe. Elas precisam de um tempo para poder recuperar e fazer a doação”.
 
Com os estoques em baixa, Patrícia lembra que pode haver suspensão do fornecimento de bolsas para procedimentos eletivos. “A gente está 25% abaixo do planejado. Precisamos desse reforço da população para fazer a doação. É um período crítico. Com isso, o primeiro impacto é a suspensão de cirurgias eletivas até a regularização do estoque”.
 
Para não correr riscos de suspensão dos procedimentos, Patrícia reforça a importância de os doadores procurarem o Hemocentro. “Por isso fica nosso apelo para que as pessoas em boas condições de saúde aproveitem a oportunidade e venham fazer a doação. Como o sangue não pode ser produzido, é adquirido através da produção voluntária, é importante que a população procure os bancos de sangue e façam sua doação para manter o estoque em equilíbrio, para que não ocorra suspensão dos procedimentos necessários.”

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
PROJETOS
Dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um projeto de extensão propõe auxiliar no contato entre o banco de sangue e os doadores. O ‘Compartilhe Vidas’ utiliza as redes sociais, além de ações presenciais, para divulgar a importância de ser um doador.
 
“Nosso objetivo é informar a população sobre o que a doação de sangue, as maiores dúvidas, o que acontece, ou não, no processo de doação de sangue, através de postagens, vídeos, de conversas, trazendo os estudantes de diversas áreas para falar com a população e trocar experiência”, contou Luiz Oliveira, que é coordenador do projeto.
 
As ações presenciais de conscientização, segundo Luiz, acontecem dentro do Hospital das Clínicas da UFU e, também, em toda a universidade. “Participamos de eventos na universidade, de entregas de folder sobre doação de sangue e, por meio da conscientização, a gente tenta fidelizar o doador de sangue”.
 
As campanhas do ‘Compartilhe Vidas’ geram o envolvimento de todos os personagens do processo, desde o doador até o receptor, sempre com o objetivo de levar conhecimento e fidelizar as pessoas que fazem essas doações.
 
“Ao longo do ano fazemos diferentes campanhas buscando trazer pessoas que doam sangue com frequência, que receberam a doação, que fazem tratamento oncológico, buscamos pessoas que estão precisando doação para criar uma campanha específica. Fazemos todo esse processo de contato com o Hemocentro, HC, e a universidade”, explicou Luiz.
 
O coordenador reforçou que a comunidade pode ajudar na expansão do projeto apenas na divulgação dos materiais e informações repassados pelo ‘Compartilhe Vidas’. “As pessoas conseguem ajudar o projeto compartilhando as informações que a gente posta, levando o tema da doação de sangue para cada vez mais pessoas, para que essa informação seja divulgada durante todo o ano. Uma das nossas dificuldades é chegar ao público que quer doar sangue, fazê-lo ver a necessidade do próximo”.
 
COMO DOAR
Os interessados em fazer a doação de sangue, devem fazer o agendamento pelo site da Fundação Hemominas, ou pelo aplicativo MG APP. Em Uberlândia, a unidade do Hemocentro fica localizada na Avenida Levino de Souza, nº 1.845, no bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200. No dia da coleta, é necessário portar documento oficial de identificação com foto.
 
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, é preciso que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Os menores de idade precisam da autorização de um responsável para realizarem a coleta.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90