Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/06/2023 às 12h00min - Atualizada em 10/06/2023 às 12h00min

Umidade do ar pode chegar aos 20% em Uberlândia nos próximos dias

Nova frente fria deve atingir a região do Triângulo Mineiro na próxima semana

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Clima quente no período da tarde e baixa disponibilidade de vapor contribuem para índices abaixo do ideal I Foto: PIXABAY
Uma nova frente fria deve atingir a região do Triângulo Mineiro na próxima semana. A queda acentuada das temperaturas deve aumentar ainda mais o clima seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar (URA) em Uberlândia pode chegar aos 20%, percentual que é considerado de risco para a saúde.
 
Segundo o climatologista Rafael Ávila Rodrigues, este cenário deve prevalecer durante todo o mês de junho. “A tendência agora, desse mês de junho, é de umidade baixa. Semana que vem tem previsão da chegada de uma frente fria na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em seguida, tem previsão de chuva. Logo após a passagem da frente fria, tem o avanço da massa de ar frio de origem polar, com queda da temperatura mínima”.
 
O climatologista alerta que, durante a próxima semana, o clima deve baixar ainda mais. “A tendência das temperaturas, na região, é de chegar abaixo de 10⁰C, entre terça e quinta-feira, com a chegada dessa frente fria. Já, entre quinta e sexta, a umidade deve baixar novamente, com valores que podem chegar a 30%, que é o nível que entra em estado de alerta”.
 
Rafael explicou que a umidade relativa do ar corresponde à quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Quanto menor o índice, mais seco será o ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o percentual ideal é acima de 60%.
 
“Mas justamente, nessa época do ano, como estamos no final do outono e início do inverno, temos a formação de uma massa de ar seco, que é o bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens. O aumento da temperatura durante à tarde, com a queda da umidade e a baixa disponibilidade de vapor de água fazem com que tenhamos menos de 30% de URA nessa época do ano”, contou Rafael.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Outro fator que prejudica os índices são as queimadas, que tem um aumento nos registros durante o período de seca. “As queimadas potencializam, ainda mais, os efeitos de menor disponibilidade de vapor na atmosfera. Com a queimada de pastos, com as fumaças, liberam as substâncias hidrolíticas, que tem maior capacidade de absorver o vapor de água da atmosfera e, consequentente, diminui ainda mais os índices de URA, deixando o ar muito mais seco”.
 
RISCOS
O período de baixa umidade traz vários riscos à saúde, principalmente ao sistema respiratório. “Nessa fase do ano é isso mesmo. Começa a ficar frio, o que é ruim para a via aérea, mas principalmente menos úmido, mais seco. A baixa umidade do ar diminuiu o funcionamento da via aérea contra infecções. O fluido de secreção eliminado sobre dia passa a ficar mais rígido e difícil de ser limpo, aumentando a chances de ter infecção respiratório”, explicou o pneumologista Thulio Cunha.
 
O médico lembrou ainda que existem pessoas que são mais afetadas às mudanças de temperaturas e que pode aumentar as chances de vir a ter uma infecção.
 
“Existe um grupo de pessoas com uma maior sensibilidade a mudanças de temperatura, principalmente para o frio, que sofrem mais nesse momento do ano. Além disso, no frio, as pessoas mantêm as casas mais fechadas, agrupadas, somadas à menor resistência, menor defesa à via aérea, aumentam as chances de ter infecções”.
 
O especialista reforçou a necessidade de se manter hidratado durante o tempo seco e evitar algumas atividades quando a umidade do ar estiver baixa.
 
“São duas coisas importantes. Manter uma boa hidratação. Um indivíduo de 80 kg tem que beber, pelo menos, dois litros de água por dia. A segunda coisa é no momento que está no ambiente fechado, principalmente à noite ao dormir. O indicado é usar um umidificador de ar, ou uma toalha molhada em uma bacia, que serve para umidificar o ambiente. Se tiver uma URA menor de 30%, deve-se evitar atividades extenuantes, principalmente se for no sol. Mas hidratar é o mais importante de tudo”, finalizou.
 
CONFIRA COMO FICAM AS TEMPERATURAS
 
Sábado (10)
Mínima: 15ºC
Máxima: 31ºC
 
Domingo (11)
Mínima: 16ºC
Máxima: 32ºC
 
Segunda (12)
Mínima: 17ºC
Máxima: 31ºC
 
Terça (13)
Mínima: 17ºC
Máxima: 31ºC
 
Fonte: Inmet
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90