Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/05/2023 às 09h00min - Atualizada em 20/05/2023 às 09h00min

Museu Dica oferece atividades gratuitas neste sábado (20), em Uberlândia

Espaço realiza gincanas e oficinas em comemoração à Semana dos Museus; veja como participar

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Museu fica localizado na avenida Paulo Gracindo, no bairro Gávea | Foto: MARCO CAVALCANTI/COMUNICA UFU
Começou na última segunda-feira (15) e segue até domingo (21) a 21ª Semana Nacional dos Museus. A data acontece anualmente em Uberlândia e tem como objetivo promover os museus locais e aumentar o público visitante durante o período. Pensando nisso, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) elaborou uma programação especial que segue até terça-feira (23) para a comunidade uberlandense.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). É uma comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A cada ano, um tema diferente é lançado para a data, que também norteia as atividades da semana. Dessa vez, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

Localizado na avenida Paulo Gracindo, no bairro Gávea, o Museu Dica tem visitação e atividades gratuitas. O espaço oferece uma divulgação científica e tecnológica, através de conteúdos que abordam questões do cotidiano de forma contextualizada e divertida, em um ambiente de aprendizado informal.

De acordo com a educadora do Museu Dica, Natália de Andrade Nunes, os visitantes podem interagir manualmente e mentalmente com materiais e experimentos científicos, estimulando a curiosidade, despertando o interesse pela ciência e desenvolvendo o pensamento crítico.

O museu faz parte da Universidade Federal de Uberlândia, e segue a premissa de uma universidade: formar recursos humanos qualificados e manter um diálogo permanente com a sociedade. A ideia é promover e estimular a disseminação da cultura científica, propiciando a participação da comunidade em temas científicos, um espaço que valoriza a convivência, o lazer e a inclusão social.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

ATIVIDADES
Para a Semana Nacional dos Museus, o Museu Dica preparou gincanas e oficinas para a comunidade de Uberlândia. Quem quiser participar das oficinas precisa fazer um registro prévio, já que as vagas são limitadas. O cadastro pode ser realizado por um formulário online, disponibilizado no Instagram da instituição, no @museu_dica. Para o restante das atividades, basta chegar e aproveitar.

Atualmente, o Museu Dica tem praças temáticas: a da Física, a Passarinhar, a Tabela Periódica, a Carbono, a Trilha do Sistema Solar e o quiosque de exposições. Todas essas atrações estão localizadas no Parque Municipal da Gávea, na avenida dos Vinhedos, número 555. Dentre as oficinas rotineiras, estão o oferecimento de minicursos para formação de monitores, experimentos e outros.

A programação especial da Semana dos Museus conta com uma ação educativa no próximo sábado (20), com a visualização de estruturas no microscópio e lupa, aves taxidermizadas e observação de aves. O espaço também terá uma gincana para os pets, oficina de arte, produção de tintas orgânicas e observação do telescópio do museu.

Segundo Natália de Andrade Nunes, a programação é uma ótima oportunidade para curtir o fim de semana, unificando lazer e conhecimento, tudo isso com entrada gratuita. Entretanto, para garantir a participação é preciso correr, já que algumas das atividades precisam da participação dos monitores da instituição, o que gera limitação de vagas.

“Os museus são locais importantes para guardarmos patrimônio. O Museu Dica oferece conhecimento de forma acessiva. No museu, você tem a possibilidade de vivenciar coisas diferentes, você tem vivências que não têm em nenhum outro lugar do ponto de vista cultural, informação e lazer. Tem muita coisa acontecendo ali dentro”, disse.

PROGRAMAÇÃO
Ação Educativa: Visualização de estruturas no microscópio e lupa, aves taxidermizadas e observação de aves
Data: Sábado (20), das 8h às 10h30
Local: Museu Dica

Recreação: Gincana destina à comunidade pet que frequenta o parque e o museu
Data: Sábado (20), das 10h às 11h30
Local: Museu Dica

Oficina: Luz e arte. A partir da luz polarizada, explicando o conceito, criar arte
Data: Sábado (20), das 10h30 às 12h
Local: Museu Dica

Oficina: Biotintas, com a produção de tintas orgânicas e criação de arte para exposição, discutindo o uso de novos produtos
Data: Sábado (20), das 15h30 às 17h
Local: Museu Dica

Exibição do curta-metragem “Uberabinha, nossa casa comum” e conversa com um dos participantes do documentário
Data: Sábado (20), das 17h30 às 19h
Local: Museu Dica

Visita Mediada: Observação mediada do telescópio do Museu Dica
Data: Sábado (20), das 19h às 21h
Local: Museu Dica

Oficina que abarca os conceitos de aerodinâmica e sustentabilidade para construção e decolagem de foguetes
Data: terça (23), das 15 às 16h
Local: Museu Dica


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90