Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/05/2023 às 13h00min - Atualizada em 06/05/2023 às 13h00min

Bombeiros de Uberlândia registram mais de 690 acidentes de trânsito no primeiro trimestre de 2023

Mais de 73% das ocorrências envolvem motocicletas; militares e concessionárias realizam ações para orientar os motoristas sobre a segurança viária

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Segundo os bombeiros, maioria dos acidentes são causados por desatenção dos motoristas | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Durante o primeiro trimestre de 2023, o Corpo de Bombeiros registrou 698 acidentes de trânsito em Uberlândia, uma média de sete por dia. Segundo dados da corporação, mais de 73% das ocorrências (512) envolvem motocicletas, como colisões, quedas e atropelamentos. Os números reforçam a importância da Campanha Maio Amarelo, que visa orientar os motoristas sobre a segurança viária.

O levantamento dos bombeiros aponta ainda que, neste ano, foram registrados 38 acidentes com vítimas envolvendo automóveis, como carros e caminhonetes. Além disso, foram computadas 50 ocorrências envolvendo ciclistas, sendo 28 quedas e 22 colisões com carros. 

Em termos comparativos, os três primeiros meses de 2023 tiveram uma redução de 12,8% no número de acidentes em relação a 2022, que fechou o período com 801 ocorrências. Em comparação ao ano de 2021, a queda no número de casos foi 1,8%.

Segundo o tenente Henrique Silva Figueiredo, do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia (5º BBM), são vários fatores que levam às ocorrências de acidentes de trânsito, incluindo a desatenção dos motoristas.  

“Existe uma série de condutas que provocam a desatenção, como uso de celular, displicência, se distraindo e não se atentando às normas de trânsito. Há também fatores como condições da via, que foge do controle dos condutores, mas é necessário redobrar a atenção durante a condução”. 

Para o militar, a diminuição nos casos acontece, principalmente, pela conscientização de toda a sociedade sobre a segurança no trânsito. Contudo, a Campanha do Maio Amarelo visa orientar ainda mais a população para que os números sigam reduzindo. 

“A população tem que enxergar que qualquer acidente vai ser um transtorno muito maior em relação a qualquer atraso ou problema que estava tentando sanar durante uma situação de trânsito".


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

AÇÕES
Nos próximos dias, o 5º BBM realizará ações dentro da Campanha Maio Amarelo. Além da conscientização nas ruas, os militares irá realizar mais uma edição do programa “Motociclista Seguro”.

 “O Corpo de Bombeiro vai fazer entrega de panfletos em blitz educativas e mais uma edição do programa de conscientização no trânsito voltado para os motociclistas. Devemos abrir a inscrição na próxima semana e deve ocorrer, provavelmente, no final do mês. O processo deverá ser anunciado nas redes sociais”.

A Ecovias do Cerrado e Eco050, responsáveis pelos trechos das BRs 364 e 365, entre Jataí (GO) e Uberlândia, e BR-050, de Delta (MG) à Cristalina (GO), respectivamente, programaram a realização de blitz educativas, panfletagem em praças de pedágio, apresentações teatrais em escolas, entre outras iniciativas.

“A segurança viária é um dos pilares de atuação de uma concessionária de rodovia, por isso, o Maio Amarelo é uma iniciativa tão importante para nossas unidades. É uma data em que reforçamos nossas ações em prol da segurança viária, que acontecem ao longo de todo ano nas BRs 364, 365 e 050”, afirmou o diretor Superintendente da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes.

A reportagem solicitou à Prefeitura de Uberlândia o cronograma de ações da Campanha Maio Amarelo, mas, até o fechamento desta edição não houve retorno. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90