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25/04/2023 às 09h25min - Atualizada em 25/04/2023 às 09h25min

Faça um logotipo para uma cafeteria

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | CELSO MARTINS

Poucas bebidas são mais excitantes do que o café. As pessoas são apaixonadas e gostam quando é cozinhado. Memórias positivas do café se transformam em lealdade à sua marca e ao seu negócio.

 
Na maioria das cidades e vilas, os compradores têm muitos ótimos lugares onde você pode comprar café. É necessário um trabalho sério de branding para que as pessoas saiam de sua rotina e entrem em sua cafeteria. Por que não começar com um ótimo design de logotipo que fale a mesma língua com seus clientes? Há apenas um problema. 

 

O mercado do café está tão lotado hoje em dia que muitos logotipos de café são muito desajeitados. Os proprietários de cafeterias usam muitas imagens comuns, e você não pode se misturar com todos os concorrentes. Em vez disso, destacam-se com um logotipo que lembra aos clientes o quanto eles adoram seu café. Um bom design do logotipo utilizará formas geométricas arrojadas, fontes simples e cores associadas à tecnologia.

 

1. Um nome único.

Os esforços para criar o nome certo da empresa já devem valer a pena ao projetar o logotipo da cafeteria. Se o nome de sua empresa é único, esta é uma boa fonte de características distintivas para o simbolismo.

 

2. Seleção de paleta.

A escolha das cores certas é crucial para os logotipos de cafeteria. Você quer criar associações positivas com alimentos e evitar cores que transmitam a mensagem errada. Por exemplo, o marrom e o bege são cores comuns para cafeterias devido a suas associações quentes e aconchegantes.

 

Em última análise, a imagem e os valores de sua marca devem ditar seu esquema de cores. Que características simbolizam sua marca e como elas se relacionam com a cor e as emoções? O azul pode ser adequado para um café com temática costeira, e amarelo ou laranja - para uma marca energética e brilhante. Tons de vermelho silenciosos podem ter uma atmosfera romântica e atraente.

 

Se você usar mais de uma cor, certifique-se de que as diferentes cores combinem umas com as outras. Na maioria dos casos, você quer que uma cor se destaque mais que as cores secundárias. Você também pode usar uma imagem em preto e branco para acrescentar profundidade ao seu design sem usar várias tonalidades.

 

3. Escolhendo a fonte apropriada.

Como qualquer outro elemento de marca, a fonte deve combinar com sua personalidade. Sua fonte deve ser fina ou em negrito? Todas em minúsculas ou todas em maiúsculas? Inscrição impressa ou desenhada à mão? O que quer que você decida, esforce-se para ser legível. Uma fonte complexa será difícil de reproduzir em diferentes tamanhos e mídias.


A modificação da fonte é uma das maneiras mais fáceis de se destacar. A maioria das grandes marcas faz alterações na largura das letras, altura, espaçamento e outros elementos para ajustar e melhorar seus nomes.

 
Você também pode ir em frente e adicionar efeitos. Se possível, use o espaço vazio para criar um bom design, em vez de aplicar um efeito texturizado complexo às letras. Quanto mais simples for seu design, mais fácil será a impressão.

 

4. Seleção de ícones.

Para o logotipo do café, a solução ideal é utilizar imagens que as pessoas associam a estabelecimentos deste tipo. Podem ser grãos de café, talheres, utensílios de cozinha e outros.

 

- Tente não ficar muito preso ao desenho do logotipo de sua cafeteria logo no início do processo. É melhor usar o gerador de logomarcas Turbologo, que selecionará automaticamente diferentes opções de logomarcas para você rapidamente.


Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

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