Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2023 às 14h04min - Atualizada em 12/04/2023 às 14h04min

Deputada de Uberlândia integra a coordenação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo

Dandara Tonantzin (PT) é uma das líderes da FPMA, lançada nesta terça-feira (11)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Objetivo da frente é promover debates, iniciativas e políticas públicas que busquem efetivar a igualdade racial I Fonte: Agência SenadoI Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foi lançada nesta terça-feira (11) a Frente Parlamentar Mista Antirracismo (FPMA), com a adesão de 111 deputados e 36 senadores. A ex-vereadora de Uberlândia e atual deputada federal Dandara Tonantzin (PT) integra a coordenação da frente, juntamente com a deputada Carol Dartora (PT), pela Câmara, e os senadores Paulo Paim (PT) e Zenaide Maia (PSD) pelo Senado.

Durante o lançamento da FPMA, Dandara falou do objetivo de fazer avançar pautas urgentes no Congresso Nacional. "Eu, como relatora da Lei de Cotas, tenho como prioridades as ações afirmativas, a promoção de direitos e o combate ao racismo", disse.

A deputada acrescentou ainda que a população negra está na base da pirâmide social e é a maior vítima da violência. "Nós precisamos debater o racismo institucional, o racismo ambiental. Nós precisamos debater o mercado de trabalho, emprego e renda para a população negra. Nós precisamos colocar no centro do debate a violência policial, que atinge ainda em sua grande maioria jovens negros da periferia", destacou.

A deputada Carol Dartora informou que vai sugerir como tema de audiência pública da frente parlamentar mista, a ascensão do chamado “discurso de ódio”, que distorceu o conceito de liberdade de expressão e provocou o aumento da violência racial. Ela lembrou o caso recente da professora que tirou a roupa em um supermercado de Curitiba para protestar contra uma abordagem racista.

INTERLOCUÇÃO
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a chegada de homens e mulheres negros a posições importantes de poder, com a responsabilidade de representar a população majoritariamente negra. Ela aposta numa interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo para combater a discriminação racial. "Há um conjunto de ações que precisam ser feitas em prol da população preta. Eu acho que ter o ministério de volta é um passo; ter uma frente antirracista, é outro passo. Ao final desses quatro anos, teremos passos concretos para a nossa população", destacou.

Representantes de várias entidades da sociedade civil de combate ao racismo prestigiaram a instalação da frente. Douglas Belchior, da Uneafro Brasil, acredita que o grupo terá papel pedagógico ao mostrar que todos os projetos examinados no Congresso Nacional devem levar em conta o racismo como pano de fundo das desigualdades sociais.

Ele salienta que o tema deve ser visto de forma ampla, mas com atenção especial à violência. “O corpo negro é alvo da violência sistemática da sociedade brasileira. É preciso dar limite à atuação policial para garantir segurança pública que proteja a vida das pessoas e não promova a morte delas. No caso do Brasil, o maior índice de letalidade atinge a comunidade negra”, disse.

*Contém informações da Agência Câmara de Notícias


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Polícia recupera cavalo trator e semirreboque furtados em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90