Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/03/2023 às 11h20min - Atualizada em 17/03/2023 às 11h20min

Operação cumpre mandados de prisão no Triângulo contra envolvidos em atos golpistas no DF

"Lesa Pátria" investiga responsáveis por depredação ocorrida no início do ano, no Congresso Nacional

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão são cumpridos em Uberlândia, Uberaba e Capinópolis I Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (17), sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Capinópolis, no Triângulo Mineiro. Os alvos são suspeitos de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília (DF). 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo as primeiras informações, Uberlândia teve um mandado de prisão e um de busca e apreensão expedido pela PF, assim como Capinópolis. A cidade de Uberaba tem cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão. Em Minas Gerais, também há mandados a serem cumpridos em São João Del Rei e Sete Lagoas.

A ação faz parte da oitava fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os locais foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.

No total, os policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.



VEJA TAMBÉM:

Bolsonarista que destruiu relógio de Dom João VI durante atos golpistas é preso em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90