Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/03/2023 às 11h20min - Atualizada em 10/03/2023 às 11h20min

Minas recebe primeiras vacinas contra a varíola dos macacos na próxima semana

Segundo a SES-MG, ainda não há previsão de envio de imunizantes a Uberlândia

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Minas Gerais deve receber, na próxima terça (14), as primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos. Inicialmente, serão 1.077 unidades para a pré-exposição (quantitativo total para a dose 1 e 2), e outras 24 para a pós-exposição. Ainda não há previsão de envio de imunizantes a Uberlândia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde vai encaminhar ao estado o quantitativo suficiente para vacinar 50% da população alvo da vacinação pré-exposição. O envio de mais doses, segundo o órgão, dependerá do andamento da vacinação e da demanda. Já para a vacinação pós-exposição, serão disponibilizadas doses de vacina para as cidades que tenham tido circulação do vírus nas últimas 12 semanas, definido como 10 ou mais casos. O município de Belo Horizonte está incluído no critério para este tipo de imnização.

Após a chegada das vacinas, todas as doses serão acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio antes do envio para as Unidades Regionais de Saúde.

PÚBLICO-ALVO
A vacina está indicada para administração em adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou varíola dos macacos. O esquema de vacinação é de 2 doses (0,5 ml cada) da vacina MVA-BN Jynneos, de administração subcutânea, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre as doses.

A população-alvo para a vacinação seguirá as recomendações a seguir:

VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO:

• Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;

• Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade

VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO:

• Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Polícia recupera suplementos alimentares furtados em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90