Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/02/2023 às 09h19min - Atualizada em 21/02/2023 às 09h19min

Tabajara é eleita campeã do Desfile das Escolas de Samba 2023, em Uberlândia

Unidos do Chatão e Garras de Águia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente; desfile de campeã acontece nesta terça-feira (21)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Tabajara apresentou o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!” | Foto: Valter de Paula/PMU

A escola de samba Tabajara Sociedade Recreativa foi a campeã do desfile 2023, em Uberlândia. Com cerca de 300 integrantes, a agremiação fez um convite para as pessoas refletirem sobre o passado e construírem um futuro de paz, harmonia, inclusão e respeito.

A Tabajara foi a última escola a entrar na avenida Balaiada, no último domingo (19), e apresentou o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!”. A agremiação fez ainda uma celebração da vida e homenagens aos seus integrantes históricos.

As escolas foram julgadas por 18 jurados. Durante as votações foram avaliados seis quesitos, sendo eles: comissão de frente e ala das baianas; alegorias, adereços e fantasias; bateria; samba enredo e enredo; mestre sala e porta bandeira; e harmonia e evolução. Cada um dos quesitos foi avaliado por três jurados diferentes. A campeã totalizou 238,1 pontos.

“Hoje pudemos acompanhar tudo que as escolas e blocos trouxeram de melhor para a avenida do samba. Uberlândia resgatou o desfile de rua e nosso objetivo é manter viva essa tradição para os próximos anos. Parabenizo não só as campeãs, mas todas as pessoas que contribuíram e se empenharam para que essa bonita festa acontecesse”, contou a secretária de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

Quem celebrou o resultado da apuração foi o presidente da escola de samba Tabajara Sociedade Recreativa, Luciano Moicano, afirmando que a vitória refletiu o esforço e dedicação de cada um de seus membros. “O sentimento é de alívio e dever cumprido. Pra mim, o grande vencedor deste ano é o carnaval de escola de samba de Uberlândia. Nós mostramos que temos tradição, cultura e força. Olhamos para o passado e projetamos o futuro, e ele é promissor”, disse.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

BLOCO
Além da escola de samba, o bloco carnavalesco Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) também foi eleito campeão de 2023, com 208,5 pontos.

Aos olhares de foliões presentes na avenida do samba, o bloco Aparu desfilou o enredo “Chocolate, manjar dos deuses”. Representado por mais de 100 integrantes, o grupo mostrou a saga do cacau utilizado desde os astecas até os dias contemporâneos.

A presidente do bloco Aparu, Divina Samara, se mostrou extremamente contente com o resultado. “Estou muito feliz, foi uma luta muito grande. Apesar do pouco tempo e dinheiro para trabalhar, graças a Deus conseguimos, por meio da inclusão, colocar um carnaval bonito na avenida. O apoio da Prefeitura é muito importante pra gente”, pontuou.

A escola e o bloco campeões asseguraram uma premiação em dinheiro de R$ 6 mil, sendo que a escola vice-campeã ficou com R$ 3 mil. Os demais participantes e suas pontuações no desfile de Carnaval foram o bloco Extravasa (204 pontos) e as escolas Unidos do Chatão (236,1), Garras de Águia (232,9), Acadêmicos do Samba (231,7) e Garotos do Samba (desclassificada).

Nesta terça-feira (21), a partir das 20h, a avenida Balaiadas recebe o desfile das escolas campeã e vice e do bloco campeão do Carnaval 2023. 


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90