Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/02/2023 às 12h29min - Atualizada em 20/02/2023 às 12h29min

Carnaval 2023: confira como foi o desfile das escolas de samba em Uberlândia

Apuração da agremiação campeã e do bloco com a melhor pontuação acontece nesta segunda (20), a partir das 15h

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cinco agremiações e dois blocos participaram das festividades I Fotos: Valter de Paula/Secom/PMU
Após seis anos sem o tradicional evento de Carnaval, os desfiles das escolas de samba retornaram e levaram milhares de pessoas às ruas de Uberlândia neste domingo (19). Cinco agremiações e dois blocos se apresentaram na avenida Balaiadas, a nova passarela do samba, que foi especialmente preparada para receber os foliões.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Os desfiles foram abertos pelo bloco Extravasa, com o enredo “Extravasa. São Cosme e Damião, intercedam por nós. Traz fé, saúde e união”. Os 120 componentes foram para a avenida e pediram aos santos que protegessem as crianças e retrataram o universo infantil com fantasias e adereços que remeteram o público a um mundo de sonhos e doces.
 
O segundo a entrar na avenida foi o bloco Aparu, com o enredo “Chocolate, manjar dos deuses” foi representado por mais de 100 integrantes, que mostraram a saga do cacau usado desde o povo asteca até os tempos atuais.
 
 A participação das escolas de samba teve início com a Garras de Águia. A agremiação contou com 350 foliões para contar o enredo “Salve Jorge, Salve Ogum, guerreiro na fé”, que retratou a trajetória de São Jorge, desde a Capadócia, na Turquia, até o seu martírio. A apresentação mostrou a popularização da fé pelo santo no mundo.
 
Em seguida foi a vez da Acadêmicos do Samba entrar na avenida com 300 componentes. O enredo “Água, fonte da vida. Chuê, chuá, as águas vão rolar” mostrou a formação da natureza com a integração dos orixás. A escola também abordou a poluição das águas, a depredação da flora, a extinção da fauna e as várias utilizações da água.
 
A Unidos do Chatão foi a terceira escola a se apresentar e levou o público para o norte do Brasil com o enredo “Amazônia, o Exército Místico pela defesa do Eldorado Verde”. Com 350 foliões, a agremiação mostrou as riquezas da Amazônia, assim como a sua exploração ao longo dos últimos cinco séculos e lendas folclóricas, como as do Boitatá e do Saci-Pererê.
 
A penúltima escola a desfilar foi a Garotos do Samba com o enredo “A chama que nunca se apaga”. Cerca de 500 componentes mostraram o fogo como tema central. Foram retratados a descoberta do fogo pela humanidade, os diversos avanços que ele permitiu e suas diversas faces, como a sagrada e a folclórica. O enredo fez ainda uma analogia entre o fogo e a paixão dos foliões pelo Carnaval, abordada também como uma chama que não se acaba.
 
A noite de desfiles foi encerrada pela Tabajara com o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!”. Com cerca de 300 integrantes, a escola fez um convite para as pessoas refletirem sobre o passado e construírem um futuro de paz, harmonia, inclusão e respeito. A agremiação fez ainda uma celebração da vida e homenagens aos seus integrantes históricos.
 
ESTRUTURA
Para receber o público, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organizadora do Carnaval de Uberlândia, montou uma estrutura com 380 metros de extensão na avenida Balaiadas, sendo uma arquibancada com 120 metros de comprimento e capacidade para acomodar aproximadamente 1.600 pessoas.
 
RESULTADO E PROGRAMAÇÃO
A apuração que revelará a escola campeã e o bloco com a melhor pontuação do Carnaval 2023 de Uberlândia acontece nesta, segunda (20), a partir das 15h, na passarela do samba, na avenida Balaiadas.
 
Já os desfiles com as escolas campeã e vice-campeã e o bloco mais bem pontuados serão também na passarela do samba, nesta terça-feira (21), a partir das 20h.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90